sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Alfarroba


A alfarroba (Ceratonia siliqua L.) é uma leguminosa tropical que se desenvolve em lugares secos. Suas vagens após secagem, trituração e torrefação dão origem ao pó ou farinha de alfarroba, que possui cor e aroma similares ao cacau.

Ela contém baixo teor de metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina), estimulantes que em grandes quantidades são responsáveis por efeitos fisiológicos adversos, como o aumento da estimulação do sistema nervoso, insônia, ansiedade e irritação.

A farinha é rica em fibras (pectina) que auxiliam na motilidade intestinal e, além disso, a alfarroba é pobre em gorduras (0,7%).

Estudos identificaram 41 compostos fenólicos na alfarroba e afirmam que a mesma pode apresentar alta capacidade antioxidante. Além disso é rica em vitaminas e minerais como:

Betacaroteno: atua na saúde da pele, dos olhos e das mucosas, aumenta a resistência a agentes infecciosos;

Vitamina B1: favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro, equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal de crianças;

Vitamina B2: benefícios para a visão e diminuição do cansaço ocular, mantém a saúde da pele, unhas, cabelos e mucosas;

Niacina: auxilia na produção de hormônios sexuais e auxilia no processo digestivo;

Cálcio: atua na formação de ossos e dentes e na condução de impulsos nervosos;

Ferro: importante para a formação de hemoglobina no sangue e oxigenação das células.
Além dessas propriedades, não possui potencial alergênico. Porém se consumida em grande quantidade, como possui alta concentração de taninos, levaria a sensação de adstringência e poderia impedir a absorção de proteínas consumidas pela dieta.

Pode ser utilizada em preparações de mingaus, bolos e tortas, além de poder ser consumida na forma de chocolate (chocolate de alfarroba).

Valor Nutricional – Farinha de alfarroba
 

100g
Calorias
220kcal
Proteínas
4,5g
Carboidratos
48g
Gorduras
0,6g

Texto elaborado pela nutricionista: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.
Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: