segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Açaí


O açaí é uma fruta amazônica que virou paixão nacional. No Sul e Sudeste, a versão mais conhecida é a polpa misturada com xarope de guaraná e outros componentes, sendo consumida como sobremesa. Mas na sua região de origem, no Norte, é comum o consumo dela in natura como acompanhamento ou molho de peixes e refeições salgadas.

O açaí é uma das frutas que não pode ficar de fora da listinha de alimentos que seu filho precisa comer antes de crescer – e depois também!

A frutinha roxa é riquíssima em antocianina, um antioxidante com propriedades antivirais, anticâncer, antifúngicas e antimicrobianas.

O açaí possui excelentes quantidades de potássio, cálcio, proteínas, lipídios, fibras alimentares, manganês e vitamina A. 

Manganês

Se você parar e observar as propriedades nutricionais do açaí, logo vai notar que a polpa da fruta supera – e muito – os limites diários de manganês recomendados. É que 100g de açaí concentra 6,16mg de manganês, sendo que o consumo recomendado é muito inferior a esse número: 0,6mg para menores de 1 ano; adultos (19 - > 70 anos) recomenda-se 1,8mg/dia (mulheres) e 2,3mg/dia (homens).

No caso das crianças, pode surgir uma preocupação, uma vez que em concentrações elevadas, o manganês pode ser neurotóxico. Contudo, no caso do açaí, pode ficar tranquilo: as concentrações nutricionalmente relevantes de antioxidantes e neuroprotetores das antocianinas presentes na fruta atenuam os efeitos oxidativos desse mineral.

Por outro lado, é preciso ficar atento aos pequenos com anemia, uma vez que o excesso de manganês presente no açaí prejudica a absorção do ferro.

Como oferecê-lo à criança

O açaí que a criança pode – e deve – comer não é aquele em massa, que se parece com um sorvete, adoçado com xarope e outras misturas. O ideal é a polpa da fruta mesmo, pura e de boa procedência. Para ter certeza de que está oferecendo o melhor, verifique os ingredientes da embalagem: deve ter só açaí e água.

Musculação

Para quem encara uma rotina mais pesada na musculação, o açaí pode ser um grande aliado pelo alto teor de proteínas, que em suas principais funcionalidades encontra-se a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Ou ainda pela alta concentração de carboidratos, o açaí pode ser uma excelente fonte de energia, e quando em conjunto com aminoácidos tem a função de regeneração muscular, ideal para um condicionamento físico de qualidade. A alta concentração de potássio também pode auxiliar os atletas no combate  a cãibras, junto com uma ingestão satisfatória de líquidos. 




Sobrepeso

E o consumo da fruta tem sido alvo de estudos a respeito de fatores que contribuem para evitar o sobrepeso. Um grupo de pesquisadores brasileiros avaliou os efeitos de uma dieta hipocalórica associada ao consumo de polpa de açaí sobre o estresse oxidativo, em pessoas acima do peso. O resultado do estudo foi divulgado no periódico Clinical Nutrition.
Foram recrutadas 125 pessoas com um IMC maior ou igual a 25 kg/m², entre 20 e 59 anos, sendo que apenas 69 pessoas finalizaram o estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos que recebiam as dietas, mas um com 200 g de açaí congelado e outro com placebo.

Como resultado, a massa corpórea e o IMC reduziram em ambos os grupos. Mas o grupo que ingeriu o açaí apresentou alterações metabólicas com diminuição da concentração de componentes relacionados à oxidação. Dessa maneira, os pesquisadores puderam concluir que a adição de 200 g da polpa de açaí juntamente a uma dieta hipocalórica é capaz de reduzir o estresse oxidativo em indivíduos com sobrepeso.

Entretanto, ainda é preciso reunir mais estudos para descobrir os efeitos do açaí em uma dieta. 

Melhores Combinações

Você pode usar a polpa para fazer purê, sorvete, combinar com outras frutas ou até mesmo com farinha de mandioca ou tapioca, como é o costume dos locais que a extraem.

Oferecer o açaí em forma de suco também é uma ótima alternativa. Se a versão escolhida for doce, você pode bater a polpa congelada da fruta com banana e aveia. Mel e versões com açúcar somente após os 2 anos de idade e com moderação.

Sorvete de Açaí com Banana (Indicado a partir de 6 meses)

Ingredientes:

● 1 polpa de açaí sem açúcar congelada;
● 1 banana madura

Modo de Preparo:

Bata a polpa de açaí e a banana no liquidificador. Depois, coloque em forminhas de sorvete e espere gelar.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:


Silva, AGH; Cozzolino, SMF. Manganês. In: Cozzolino, SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 1 ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2005.

Silva, G.Benefícios do Açaí. . Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 12/01/2020.

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Nenhum comentário: