sábado, 4 de janeiro de 2020

Abacaxi


Apenas um em cada quatro brasileiros consome a quantidade ideal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que representa a ingestão diária de pelo menos 400 gramas de frutas e hortaliças, o que equivale, aproximadamente, ao consumo diário de 5 porções desses alimentos.

O abacaxi é uma fruta tropical facilmente encontrada em feiras e supermercados. É rico em vitaminas A, do complexo B e vitamina C. Pode trazer muitos benefícios para a saúde das crianças. Entre as suas propriedades nutricionais, o destaque é a quantidade de vitamina C. Para se ter uma ideia, uma fatia média de abacaxi é capaz de suprir 100% da necessidade diária de vitamina C de crianças com idade entre 1 e 8 anos e de 40% a 70% da necessidade daqueles com idade entre 9 e 18 anos.

Crianças que conseguem manter uma boa ingestão de vitamina C diariamente são menos propensas a infecções virais e a bactérias. Além disso, contribui para a formação de colágeno nos ossos, nos vasos sanguíneos, nas cartilagens e nos músculos.

O abacaxi contém cálcio, potássio, sódio, ferro, fósforo e um pouco de zinco. É importante no desenvolvimento dos ossos e dentes, além de facilitar a digestão dos alimentos.

Outro benefício do consumo do abacaxi é a presença de bromelaína, que pode ser encontrada tanto na polpa, com grande concentração na parte mais durinha do miolo, como na casca. A bromelaína facilita a digestão dos alimentos, especialmente das proteínas, e também possui efeitos anti-inflamatórios.

Como Comprar

Os abacaxis só são colhidos quando maduros. Ao comprar a fruta inteira, nem a casca e sua cor ou tamanho da fruta é indicação de maturação.

Para obter o melhor sabor, escolha frutas com aroma doce e estrutura sólida e firme, com uma coroa de folhas fortes e brilhantes. Uma coroa de folhas, compacta e pequena, em relação ao tamanho do fruto, indica que está bem desenvolvido. Para escolher um abacaxi maduro puxe as folhas para verificar se soltam facilmente.

Como Armazenar

Quando maduro, consuma o quanto antes. Mantenha na geladeira descascado, fatiado ou em cubos, em recipiente fechado ou em filme de plástico transparente por 3 dias. Também pode ser congelado.

Como Oferecê-lo à Criança

Uma tática interessante é oferecer uma fatia de abacaxi para as crianças como sobremesa, logo após o almoço. Cítrica, docinha e geladinha, a fruta vai agradar ao paladar do pequeno, facilitar a digestão das fibras alimentares e ainda potencializar a absorção de ferro presente em outros alimentos consumidos durante a refeição, como carne, folhas verde escuras e feijão.

Além disso, dê preferência em oferecer a fruta sempre in natura ou a polpa congelada, que conserva melhor as propriedades nutricionais do que o alimento desidratado ou assado.

Melhores Combinações

Nos dias mais quentes, você pode incluí-la na salada de frutas ou preparar um suco. Combinado com hortelã, fica uma delícia. Também dá para preparar picolés com água e pedacinhos da fruta.

Safra

Novembro-Janeiro

Com Casca e Tudo!

Se quiser dar uma turbinada na saúde do seu filho e aproveitar para não desperdiçar nenhuma parte do alimento, use, sem medo, a casca do abacaxi em suas receitas. Ela é ainda mais nutritiva que a polpa e fornece maiores quantidades de vitamina C, fibras e minerais.

Atenção: é preciso higienizar corretamente a casca do abacaxi antes de consumí-la. Para isso, depois de fatiar a casca, deixe-a de molho em uma tigela com hipoclorito de sódio. Retire, enxágue bem e consuma sem medo!

Muffin de Cenoura com Abacaxi (Indicado a partir de 9 meses)

Ingredientes:

● 100ml de óleo de coco;
● 2 ovos batidos com o garfo;
● 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
● 1 colher de chá de fermento em pó;
● 1 colher de café rasa de canela em pó;
● 2/3 de xícara de chá de cenoura ralada;
● 1 e ½ xícara de chá de abacaxi picado;
● ½ xícara de chá de uvas-passas;
● 100g de maçã cozida e amassada;
● Raspas de laranja a gosto

Modo de Preparo: 

Preaqueça o forno a 180°C e unte forminhas de muffin com manteiga e farinha. Em uma vasilha, coloque o óleo de coco e os ovos. Misture bem. Em outro recipiente, peneire a farinha, o fermento e a canela em uma tigela grande. Adicione a cenoura, o abacaxi, as uvas-passas, o purê de maçã e as raspas de laranja e mexa bem com uma colher. Adicione gentilmente a mistura de óleo e ovos da outra vasilha até ficar tudo bem misturado. Coloque nas forminhas e deixe cozinhar entre 15 e 25 minutos até o muffin crescer e ficar bem douradinho. Retire do forno, deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

Nenhum comentário: