segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Minerais


Os minerais são elementos inorgânicos, que possuem papeis vitais no metabolismo humano, sendo indispensáveis ao nosso organismo. Sua baixa ingestão prejudica a constituição dos ossos, dentes, músculos, células nervosas, regulação de processos enzimáticos, acarretando diminuição na defesa no organismo gerando uma menor resistência à infecções. 

Quando essa baixa ingestão ocorre por um tempo prolongado, pode levar a desnutrição, anemias (deficiência de ferro), osteoporose (deficiência de cálcio), bócio (baixa ingestão de iodo), atraso da maturação sexual, déficit de crescimento, sendo também fator de risco para arteriosclerose (baixa ingestão de zinco), além da preocupação com o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, devido às diminuições da defesa do organismo. 

Alguns minerais merecem destaque devido à sua função no organismo e, sua carência pode desencadear doenças mais severas. Dentre eles, pode-se destacar: cálcio, ferro, potássio, sódio, fósforo, zinco, iodo, flúor e magnésio. Porém todos os minerais são indispensáveis para manutenção do organismo. 

Os minerais são indispensáveis em todas as fases da vida, entretanto, é necessário uma atenção especial na infância, que necessitam de boas fontes diárias de cálcio e demais minerais para formação de ossos fortes, crescimento, para evitar anemias e desnutrição. 

Na gestação as mulheres devem estar atentas à ingestão de minerais, já que necessitam de alimentos que contenham boas fontes de minerais, evitando assim uma possível deficiência durante a gestação ou durante a amamentação, além de contribuir para a saúde do bebê. 



Na terceira idade, há uma diminuição da absorção de inúmeros nutrientes, o ideal é realizar uma alimentação balanceada evitando a carência de minerais como o cálcio e ferro. 

Também vale ressaltar a possibilidade de deficiência de minerais em vegetarianos, que devem ingerir boas fontes de alimentos de origem vegetal, sempre atentos à sua ingestão de ferro. 

Quanto às cápsulas e suplementos alimentares, eles só são viáveis em casos de deficiências severas e em alguns casos de vegetarianismo restrito e dependendo do objetivo podem ser úteis para atletas de alto rendimento. 

Muita atenção quanto à sua ingestão em excesso, pois alguns minerais podem acumular-se e tornarem-se tóxicos ao organismo. Além disso alguns minerais competem entre si, e podendo acarretar a diminuição da sua absorção, como é o caso do cálcio e fósforo, quando ocorre a ingestão excessiva de fósforo consequentemente a absorção de cálcio diminui. Vale lembrar, que indivíduos que realizam hemodiálise, devem estar conscientes do risco da ingestão em excesso de alguns minerais como, sódio e potássio em que sua quantidade deve ser reduzida neste caso, para evitar complicações renais.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Barankevicz, GB. Minerais: Nossos Aliados Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 26/01/2020.

Nenhum comentário: