quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Anticoncepcionais, Massa Magra e Queima de Gordura: Alguma Relação?


Testosterona é um hormônio esteroide (formado a partir do colesterol) importantíssimo na mulher, com valores de 20 a 30 vezes menor do que os homens. O declínio deste hormônio (que já é mais baixo nas mulheres) pode gerar um estado de deficiência que se manifesta insidiosamente por diminuição da função sexual, do bem estar, da energia, leva ao catabolismo (perda de massa magra), ganho de gordura e perda de massa óssea. É de fundamental importância a investigação hormonal nessas mulheres com falta de desejo sexual, lembrando que a testosterona está relacionada ao libido (mas não significa que se a testosterona estiver alta a libido estará melhor, é necessário que haja uma excitação, um contexto, por exemplo). 

Além disso, todos os medicamentos em uso devem ser analisados assim como a alimentação e hábitos de vida. Em mulheres jovens, usuárias de anticoncepcionais hormonais, podem ser encontrados níveis baixíssimos deste hormônio o que pode acarretar diminuição importante da libido, além de cansaço extremo e dificuldade para emagrecer, “secar” ou ganhar massa magra. Os anticoncepcionais administrados por via oral diminuem a quantidade de testosterona livre já que estimula a produção pelo fígado de uma proteína chamada de Sexual Hormone Binding Globulin (SHBG) ou Globulina Ligadora de Hormônio Sexual. Esta proteína se liga de forma muito intensa à testosterona total diminuindo sua forma livre que é a forma ativa do hormônio. Esta situação ocorre tanto nas usuárias de pílula anticoncepcional, como nas mulheres que fazem reposição hormonal na menopausa, com hormônios tomados via oral. Atualmente, orientamos as pacientes usuárias de anticoncepcionais orais se possível a dosar pelo menos semestralmente a testosterona total e livre, o SHBG, testosterona biodisponível e o estradiol, se houver necessidade faremos dosagens das transaminases e outros marcadores bioquímicos necessários para uma análise geral do funcionamento orgânico. 

E caso os exames revelem alteração, segundo análise de seu médico, temos algumas opções para as pacientes/clientes:
 
        ● Suspender o uso do contraceptivo e utilizar outro método anticonceptivo; 

       ● Uso de Fitoterápicos específicos que podem ajudar a aumentar a testosterona e/ou diminuir/controlar o SHBG, como a crisina e o saw palmeto. E a dieta também muda, com enfoque mais em controle do índice de aromatase, uma enzima que participa de todo esse processo. Por isso, o papel do Nutricionista em todo o processo se faz importante;

      ● Reposição hormonal se houver necessidade. Hoje se tornou mais comum usar derivados bioidênticos (substâncias hormonais que possuem exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos no corpo humano), todos sempre com acompanhamento de um médico (e de preferência, que seja especialista em hormônios) e realizando exames seriados para controle de toda evolução. 

Portanto, pode haver sim uma ligação sim entre o uso de contraceptivos orais e ganho de massa magra e perda de gordura, mesmo treinando e fazendo dieta sob orientação de um Nutricionista Esportivo. Consulte sempre seu médico e avalie deu metabolismo para possíveis ajustes na medicação em uso e obtenha sempre os melhores resultados desejados! 

Texto elaborado por: Dr. Ronaldo Arkader

Endocrinologista e Médico do Esporte
Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Membro da Sociedade Brasileira do Esporte e Exercício (SBEE)
Membro da Endocrine Society
Membro da Academia Americana de Fisiologia

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas: 

Associations among Oral Estrogen Use, Free Testosterone Concentration, and Lean Body Mass among Postmenopausal Women . JCEM 2000 

The effect of combined oral contraception on testosterone levels in healthy women: a systematic review and meta-analysis. Zimmerman Y, Eijkemans MJ, Coelingh Bennink HJ, Blankenstein MA, Fauser BC. Hum Reprod Update. 2014

Nenhum comentário: