quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Água de Coco


O coqueiro (Cocus nucifera L.) oferece as mais diversas possibilidades de utilização. Todas as suas partes, como raiz, caule, folha, inflorescência e fruto são empregados para fins artesanais, alimentícios, nutricionais, agroindustriais, medicinais e biotecnológicos, entre outros. Atualmente uma das suas principais utilidades no Brasil, com grande perspectiva de uso internacional, é o aproveitamento da água de coco.

O coqueiro gigante ainda é principalmente explorado pelos pequenos produtores de coco. No Brasil o fruto é muito empregado in natura na culinária (na produção de doces, bolos, etc.), bem como na agroindústria de alimentos para produção de leite de coco, farinha de coco, dentre outros produtos. O mercado do coco verde tem crescido nos últimos anos com o aumento do consumo da água de coco. A partir desta demanda as indústrias de envasamento vêm disponibilizando o produto vigorosamente no varejo, principalmente nos supermercados, restaurantes e lanchonetes. Em geral, os produtores vendem diretamente o produto in natura para os intermediários, os atacadistas, os varejistas ou até mesmo ao consumidor final. Quando o fruto é industrializado, os produtores deslocam a produção para as indústrias locais ou a intermediários.

A água de coco equivale a aproximadamente 25% do peso do fruto, e sua composição básica apresenta 93% de água, 5% de açúcares, além de proteínas, vitaminas e sais minerais. É uma bebida leve, refrescante e pouco calórica, apresentando em média 20 calorias/100 mL.
Sua doçura irá depender do processo de maturação do fruto. Quanto mais senescente (velhos) o coco maior é a tendência de síntese de sacarose a partir da frutose e glicose. A redução destes açucares livres favorece a queda no teor de açúcar e, portanto o sabor amargo típico de frutos passados.

A água de coco contém ainda ácido ascórbico (vitamina C) e vitaminas do complexo B. Os teores de proteína e lipídeos na água de coco aumentam com a idade do fruto e são dependentes da variação entre variedade e safra. 

A água de coco é utilizada na cultura popular como substituto da água, e também para repor eletrólitos nos casos de desidratação. Lembrando que em uma hora de exercício físico ininterrupto, o corpo perde por transpiração, muita água, pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio e potássio, além de alguns carboidratos (açúcares) cuja perda produz fadiga. Além de reidratante, a água de coco apresenta algumas vantagens em relação às bebidas isotônicas (a base de carboidratos e eletrólitos) como maior valor nutritivo, esterilidade, é uma fonte natural de minerais, com aroma e sabor suaves.

Ainda ao seu favor água de coco apresenta propriedades antioxidantes, efeitos hepatoprotetores eficazes e age contra o stress oxidativo. Em alguns países onde a deficiência nutricional populacional é alta, a água de coco é utilizada como substituta de produtos proteicos, já que apresenta composição de aminoácidos semelhante a do leite. Se ela serve como bom repositor eletrolítico, e além de nutritiva apresenta sabor e odor suave a agradável, por que não inseri-la em sua dieta?

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Murilha, BL. Água de coco: saúde no seu verão. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 07/01/2020.

Nenhum comentário: