quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Dieta Plant-Based


Dietas “plant-based” aumentaram em popularidade nos últimos anos e esse fenômeno pode ser atribuído a benefícios à saúde geral associados à elas, em especial, à saúde cardiovascular.

No entanto, o conceito de “dietas plant-based” é abrangente, podendo ser empregado a dietas vegetarianas – vegana, ovo vegetariana, lacto vegetariana, ovo lacto vegetariana – e ainda, e também para designar alimentação rica em vegetais, frutas, cereais, leguminosas, mantendo o consumo de carnes magras, peixes, frango em menor quantidade.

Portanto, surge o questionamento: Todas as “dietas plant-based” apresentam os mesmos benefícios à saúde? Aparentemente não. Satija et al (2016) reuniram dados de três grandes Coortes e categorizaram estas dietas em saudáveis (ricas em cereais integrais, frutas, verduras, oleaginosas, óleos vegetais, café/chá) e não saudáveis (ricas em sucos de frutas, bebidas açucaradas, cereais refinados, batatas, doces e sobremesas). Neste estudo, somente a adoção de “dietas plant-based” saudáveis foi associada à redução na incidência de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 (-25% a -34%), enquanto a adoção de “dietas plant-based” não saudáveis foi associada ao aumento da incidência de doenças cardiovasculares (+32%) e diabetes tipo 2 (+16%). Já Mayra e colaboradores (2019) demonstraram que biomarcadores de onívoros e vegetarianos diferiram apenas quando suas dietas foram categorizadas em alta e baixa qualidade nutricional, sendo que as concentrações de insulina, HOMA-IR, razão TG/HDL e folato sérico foram mais favoráveis naqueles com alta qualidade da dieta.

MITOS E VERDADES

É uma dieta para vegetarianos e veganos

Mito. Um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, aponta que a dieta plant-based tem, de fato, um foco em vegetais, frutas, leguminosas, grãos e outros componentes não provenientes de animais. Mas isso não significa que ela seja uma dieta vegetariana, já que carnes magras, frango, peixe, leite e derivados e ovos podem ser consumidos, mas em menor quantidade.

Ela pode ajudar a evitar doenças do coração

Verdade. Um estudo divulgado pelo Journal of the American Heart Association comparou a dieta plant-based com outra rica em proteínas animais. Com isso, descobriu-se que aumentar o número de alimentos de origem vegetal consumido e diminuir a ingestão de produtos de origem animal, reduz o risco de doenças cardíacas.

Ao optar pela dieta plant-based, o consumo de proteínas é menor

Mito. Existem diversas fontes de proteínas vegetais como opção para uma dieta plant-based. Algumas recomendações da Academy of Nutritions and Dietetics incluem leguminosas como feijão, lentilha e ervilha, além de grãos integrais, vegetais, oleaginosas e sementes.

Qualquer pessoa pode aderir

Parcialmente verdade. O estudo da Universidade da Carolina do Sul aponta que, de fato, há uma boa aceitação por parte dos médicos a respeito da dieta plant-based. Entretanto, é importante consultar um nutricionista para saber se a dieta ou qualquer mudança alimentar é necessária para seu organismo e entender que diferenças essa escolha pode trazer.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Diferentes dietas “plant-based” apresentam os mesmos benefícios à saúde. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 21/01/2020.

Mitos e verdades sobre a nova dieta plant-based. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 21/01/2020.



WILLIAMS, K. A.; PATEL, H. Healthy Plant-Based Diet: What Does it Really Mean? Journal of the American College of Cardiology, v. 70, n. 4, p. 423–425, 25 2017.


Protein in Vegetarian and Vegan Diets, Academy of Nutritions and Dietetics, 2019.


Nenhum comentário: