terça-feira, 5 de maio de 2020

Musculação: Um Jeito Eficaz Para Reduzir A Gordura Corporal


Você acha que para emagrecer precisa praticar treinos aeróbicos exaustivos? Você está errado! A musculação pode ser eficaz  também para a perda de gordura.

A perda de gordura não significa necessariamente perda de peso, principalmente quando se trata de preservar a massa muscular. Nesse caso, percebe-se uma redução nas medidas do corpo, as roupas, por exemplo, ficam mais folgadas sem alteração expressiva no ponteiro da balança. Então esqueça a ideia de que maior peso é sinônimo de mais gordura, pois nem sempre isso verdade.

Além disso, a presença de músculo, a famosa massa magra, é capaz de aumentar o metabolismo em até 25 vezes mais que a gordura. A presença de massa muscular faz aumentar o metabolismo basal, isto é, a energia necessária para o funcionamento do corpo em repouso. Isso mesmo!  Cada pedacinho de músculo que você adquire é como uma miniusina de queimar calorias de forma contínua, inclusive em repouso. Assim sendo, treinos como a musculação promovem o aumento de massa muscular que deixa seu metabolismo basal a todo vapor.

Outro ponto importante é o gasto energético após o exercício. Mesmo não sendo uma atividade que prioriza o metabolismo de gordura como fonte de energia, após uma sessão de musculação o corpo gasta muitas calorias para se recuperar. Alguns profissionais da área afirmam que quem faz musculação tem um aumento de aproximadamente 10% na taxa de metabolismo e essa velocidade continua horas depois de terminar o exercício.

Além de ajudar no emagrecimento, a musculação ajuda no fortalecimento da musculatura e melhora a densidade óssea, o que de quebra previne a osteoporose. Para a musculação ser um método eficaz na redução de gordura alguns pontos precisam ser lembrados:

 – Intensidade: não vale treinar sem vontade. Tente se superar a cada treino respeitando os seus limites;

– Converse com o seu educador físico para associar a musculação com um treino aeróbico e melhorar o seu condicionamento físico;

– Invista em uma alimentação adequada.

Mitos e Verdades: Suplementos Para Musculação

O uso de suplementos para musculação só ajuda quem quer emagrecer

Mito. Quem segue uma dieta com uma correta ingestão de proteínas pode promover ganhos de massa muscular, especialmente quando associado ao treinamento físico.  O emagrecimento, por outro lado, só ocorre quando há também uma ingestão de calorias menor que os gastos diários, que tanto pode levar a uma perda dos quilos extras quanto de massa muscular. Por isso, vale sempre consultar um nutricionista antes de fazer uso de suplementos.

Suplementos para ganho de massa muscular podem ajudar no desempenho físico

Parcialmente verdade. Exercícios como o levantamento de peso podem causar danos ao tecido muscular. Um estudo feito em camundongos e divulgado no European Journal of Nutrition aponta que o whey protein pode ajudar na melhora das defesas antioxidantes, além de ser uma fonte de proteína que pode melhorar o desempenho físico. Porém, ainda faltam testes conclusivos em humanos para saber ao certo a efetividade do suplemento.

Vale lembrar que os estudos que avaliam o uso de suplementos focam na melhora do desempenho esportivo relacionada a exercícios extenuantes, exercícios que são realizados por atletas com finalidade competitiva, e não por praticantes de atividade física. Para atletas, a associação de suplementos com uma dieta balanceada e acompanhamento nutricional pode estar relacionada a ganho de massa e melhora de resultados.

O consumo de carboidratos isoladamente pode ser melhor do que o consumo de carboidratos com whey protein

Mito. Pesquisadores da University of Texas Medical Branch apontaram que, após um exercício de resistência (como uma corrida longa), consumir uma mistura de whey protein, aminoácidos e carboidratos pode estimular mais a síntese de proteína muscular do que ingerir o carboidrato isoladamente. A mistura também mostrou prolongar o efeito anabólico no corpo, o que influencia em ganho de massa muscular e ajuda os músculos a se recuperarem mais rapidamente.

O whey protein pode ser melhor que a caseína ou a proteína de soja para quem busca aumento de massa muscular

Verdade. O whey protein, segundo o estudo publicado no Journal of Food Science, é uma das proteínas de maior qualidade, devido ao seu conteúdo de aminoácidos e digestibilidade rápida. Portanto, seu consumo pode ter uma capacidade robusta de estimular a proteína muscular em maior grau do que outras proteínas, como a caseína e a soja.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Musculação: um jeito eficaz para reduzir a gordura corporal Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 05/05/2020.

Kenji F. et al. Whey protein precludes lipid and protein oxidation and improves body weight gain in resistance-exercised rats. European Journal of Nutrition, 2011, Volume 50, Number 5.


Devries M. et al. Supplemental Protein in Support of Muscle Mass and Health: Advantage Whey. Journal of Food Science, 2015.

Suplementos para musculação: 4 mitos e verdades. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 05/05/2020

Nenhum comentário: