terça-feira, 19 de maio de 2020

Obesidade é Fator de Risco Para COVID-19


A obesidade produz inflamação crônica e alterações na função imunológica, que pioram com a idade, além de dificuldades mecânicas na respiração e aumento da necessidade de oxigênio. Embora os pacientes com menos de 60 anos sejam considerados um grupo de menor perigo de gravidade para COVID-19, a obesidade é fator de risco para a internação hospitalar e necessidade de cuidados críticos. Um alto número de pacientes com COVID-19 que desenvolvem complicações estão acima do peso ou obesos. No Brasil mais da metade da população (55,7%) tem excesso de peso.

Risco de morte

Sobre as mortes causadas pela pandemia, a obesidade não foi mencionada como uma das doenças pré-existentes associadas a um risco maior de morte. Parece provável que a maior prevalência de obesidade na Itália e nos EUA em relação à China possa explicar as diferenças de mortalidade entre os países. A influência da obesidade notada na mortalidade por Influenza H1N1 deveria acender um sinal vermelho e aumentar a atenção dos médicos que cuidam de pacientes obesos com COVID-19. Obesidade é um grande fator de risco para a gravidade da doença e óbito, principalmente em pacientes jovens.

Função pulmonar

A obesidade tem forte impacto na função pulmonar. Ela está associada à diminuição do volume de reserva expiratória e capacidade funcional do sistema respiratório. Em pacientes com aumento de obesidade abdominal, a função pulmonar fica ainda mais comprometida por redução da movimentação diafragmática, dificultando a ventilação.

Inflamação

Excesso de peso desempenha um papel importante no desenvolvimento da infecção por COVID19, e um dos fatores é a inflamação do tecido adiposo induzida pela obesidade. Esta inflamação resulta em disfunção metabólica, potencialmente levando a resistência insulínica, diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares. Todos estes fatores contribuem para a piora de um quadro infeccioso, incluindo a atual pandemia por coronavírus. Além disso, o aumento de citocinas pró-inflamatórias associadas à obesidade pode contribuir para o aumento da morbidade associada ao COVID-19.

Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

*Clinical Infectious Diseases 2020. Obesity in Patients Younger Than 60 Years Is a Risk Factor for Covid-19 Hospital Admission.

*Obesity 2020. Obesity & Its Implications for COVID-19 Mortality.

*Clinical Obesity 2020.  COVID19 and obesity.

 

*Obesity Reviews 2020. Risk of COVID19 for patients with obesity.

Nenhum comentário: