quinta-feira, 14 de maio de 2020

Tamarindo


O Brasil é o terceiro maior produtor de fru­tos (6% da produção mundial), mas a fruticultura Amazônica representa menos do que 0,2 % desse total. A agricultura tradicional da região é composta basi­camente por hortaliças, raízes nativas, plantas medi­cinais e frutos exóticos, que são utilizadas tanto para consumo in natura quanto para elaboração de produtos processados.

Nos últimos anos, um incremento da exploração econômica de produtos e subprodutos de frutas foi observado. Este fato pode ser atribuído à crescente preocupação do consumi­dor com a relação entre dieta e saúde. Adicionalmente, existe uma valorização crescente de produtos tipicamente brasileiros, com características exóticas e peculiares que atraem os mais variados paladares. Neste contexto, podemos destacar o fruto tamarindo.

O tamarindo (Tamarindus indicia L.) é uma das árvores mais importantes e comuns em países tropicais. Seu fruto exótico, encontrado na Amazônia, é destacado pelo seu papel importante na nutrição humana. Este fruto é fonte de substâncias com atividade antioxidante que auxiliam na proteção do organismo humano contra o estresse oxidativo e o envelhecimento celular. 

O tamarindo apresenta uma polpa de cor bem escura e característica, contém em média 0,1mg/100g de ácido ascórbico. Apesar de não ser uma boa fonte de vitamina C, apresenta uma boa quantidade de fenólicos totais e atividade antirradical livre, ficando atrás apenas da acerola e do açaí. Porém diferente dos demais o tamarindo não recebe tanto destaque na mídia. 

Várias polpas de frutos pouco explorados em diversas regiões brasileiras como o abiu, cajarana, graviola, cajá, bacuri, bacaba, dentre outros, apresentam também um bom potencial antirradical livre devido a presença de compostos bioativos.

Para a inibição da produção ou a neutralização de radicais livres, utilizam-se os chamados antioxidantes, substâncias que, quando presentes em baixas concentrações, se comparadas ao substrato, retardam significativamente ou inibem a oxidação do mesmo. Entre as substâncias naturais com atividade antirradical livre ou antioxidante, encontram-se ácido ascórbico e os compos­tos fenólicos. 



Atualmente tem-se repensado a importância da alimentação na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Muitas pesquisas mostram que, além dos nutrientes, existem outros componentes nos alimentos que podem exercer efeitos benéficos ao organismo, como os compostos polifenólicos, que exercem múltiplos efeitos, destacando-se a atividade antioxidante. Já é reconhecida a relação inversa entre ingestão de frutos e vegetais e a diminuição do risco de desenvolvimento de diversas doenças crônico degenerativas, como o diabetes, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares, que podem ser adquiridas através de hábitos de vida, incluindo a má alimentação.

A prevenção em geral é mediada pela ação de radicais livres.O tamarindo contém grande concentração destes compostos bioativos que atuam na proteção do nosso organismo. Além disso, o fruto contém 31% de proteína, e é rico em carboidratos  (nutrientes que nos fornecem energia) e minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio. O tamarindo ainda pode oferecer pequenas quantidades de ferro e vitamina A. Para usos alimentares, é essencial remover a casca . 

A semente, um subproduto da indústria de polpa de tamarindo, é considerada na maioria das vezes material residual, mesmo apresentando muitas opções de usos. Esta farinha é usada na alimentação de suínos e indústria de fármacos. Diante do exposto, percebe-se a necessidade de se desenvolver produtos para um melhor aproveitamento.

A composição química, bem como a funcional e propriedades nutricionais das sementes de tamarindo apontam que a farinha pode ser útil como um alimento ou ingrediente alimentar, adicionando em pães, biscoitos, bebidas, etc e que pesquisas nesta área precisam ser incentivadas.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Murilha, BL. Conheça mais sobre os benefícios do tamarindo. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 14/05/2020.

BHATTACHARYA, S.; BAI, R.K.S.; BHATTACHARYAT, M.S. Functional and nutritional properties of tamarind (Tamarindus indica L.) kernel protein. Food Chemistry, v. 49, p.1-9, 1994.

KHANZADA, S.K.; W. SHAIKH; SHAHZADI, S.; KAZI, T.G.; USMANGHANI, K.; AMINA, K.; SHEERAZI, T.H. Chemical constituents of Tamarindus indica L. medicinal plant in sindh. Pak. J. Bot., v.40, 2008

Nenhum comentário: