sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Kombucha: Saúde Para Tomar De Canudinho

O Kombucha é uma bebida gasosa fermentada, levemente ácida e adocicada. Geralmente é feita a partir do chá preto adoçado, que é então fermentado por uma cultura de bactérias e leveduras que fazem bem à saúde, por fortalecerem o sistema imunológico e melhorarem o funcionamento intestinal.

No preparo, o chá preto pode ser substituído por outras ervas e ingredientes adicionais, como o chá verde, mate, chá de hibisco, suco de frutas e até gengibre. O importante é chegar a um sabor agradável. Sua forma de preparo é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas no Kombucha o chá é usado no lugar do leite.

De origem chinesa, o Kombucha pode ser saborizado com frutas como o morango, limão, laranja, pera, uva ou gengibre. Nestes casos soma-se o benefício das frutas ao do Kombucha natural. Essa adição é feita no kombucha já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

O Kombucha é fonte de antioxidantes, de enzimas digestivas e de vitaminas do complexo B. Contribui para o emagrecimento, regulando o apetite, combatendo a gastrite (facilitando a eliminação da bactéria H. pylori), prevenindo infecções intestinais, atuando na melhora do funcionamento do intestino, reduzindo dores de cabeça e enxaquecas, fortalecendo o sistema imunológico, ajudando na normalização da pressão arterial, prevenindo infecções urinárias, entre outros benefícios.

Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição. Se você preferir fazer seu Kombucha em casa, vai precisar do Skoby, que é a "bolacha de kombucha": uma colônia de fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida.

Se você já é adepto de um estilo de vida natural e deseja experimentar uma bebida deliciosa e agradável, você precisa conhecer o Kombucha. Está cada vez mais fácil encontrá-lo nas lojas e, aos poucos, ele vem sendo incorporado ao nosso dia a dia. Use e abuse do que te faz bem!

#kombucha #kombuchabrasil #kombuchacaseira #probióticos #alimentacaosaudavel

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: