domingo, 12 de junho de 2016

Festa Junina



As festas juninas estão começando. Comemorada no mês de junho, a festa junina homenageia três Santos Católicos: Santo Antônio (festejado no dia 13), São João (no dia 24) e São Pedro (no dia 29). Festas de norte a sul e de leste a oeste movimentarão o País. Cada região celebra os Santos de diversas maneiras, adaptando as festas as tradições juninas aos costumes locais e misturando elementos religiosos, populares e folclóricos.

As comemorações são regadas de música, dança folclórica, brincadeiras (fogueira, quadrilha, correio elegante, balão, pau de sebo e simpatias) e comidas tradicionais, onde podemos destacar que a base das refeições são feitas de milho, arroz e amendoim: arroz doce, milho verde na espiga cozido, bolo de milho verde, baba de moça, biscoito de polvilho, pipoca, curau, pamonha, canjica, batata doce assada, bolo de fubá, broa de fubá, bombocado, cocada, cajuzinho, doce de abóbora, doce de batata-doce, maria-mole, pé de moleque, pinhão, cuscuz, quebra queixo, quindim e suspiro; e, nas bebidas temos principalmente vinho quente, quentão e suco de milho verde.

O mês de junho dá início ao inverno, tempo em que as pessoas costumam comer alimentos mais calóricos e gordurosos. Portanto, a combinação do frio e das saborosas e tradicionais “comidinhas” das festas juninas, podem fazer você ganhar alguns quilos a mais nessa época. Digo “comidinhas” porque subestimamos a capacidade que as festas juninas tem em fazer-nos estocar gordura abdominal. Mas nem por isso você precisa deixar de se divertir.

O ideal é consumir sempre os alimentos in natura ou minimamente processados pois eles preservam suas características nutricionais, sem ser acrescidos de açúcar ou gordura, os quais, em excesso, podem levar ao acúmulo de gordura. Isso dependerá da quantidade de açúcar e gordura consumidos, em quanto tempo, do nível diário de exercício físico e do seu tipo de metabolismo. Seguindo esse raciocínio, na festa o melhor é consumir milho verde na espiga cozido (sem manteiga), batata doce assada e pinhão.

Os alimentos como arroz doce, canjica, os bolos, doce de abóbora e doce de batata doce devem ser consumidos com moderação, com equilíbrio. Isso porque essas preparações levam em suas receitas grande quantidade de óleo e açúcar (os bolos) ou só açúcar simples (arroz doce, canjica, doce de abóbora, doce de batata doce e pé-de-moleque). Por isso, não exagerar no consumo desses alimentos é importante.

Por fim, temos as receitas que não são nutritivas, que apresentam muitas calorias e baixa quantidade de vitaminas. Nessa lista temos os doces: baba de moça, bom bocado, quebra queixo, cocada, cajuzinho, maria mole, quindim e suspiro. Não que esses alimentos sejam proibidos, mas seu consumo tem de ser moderado como já mencionamos anteriormente. Para as bebidas segue a recomendação de sempre beber com moderação, uma vez que o grama de álcool tem quase a mesma quantidade de calorias que o grama gordura, que são 7 e 9 calorias, respectivamente.

Para você ficar atento a quantidade calórica de cada gostosura dessa época segue uma lista nutricional com os principais alimentos típicos das festas juninas.

Lista nutricional de alguns alimentos:

● 1 copo (250ml) de vinho quente tem 110kcal
● 2 conchas (260g) de canjica tem 390kcal
● 1 punhado (80g) de pinhão tem 225kcal
● 1 espiga (100g) de milho verde tem 125kcal
● 1 unidade (30g) de paçoca tem 150kcal
● 1 copo (200ml) de quentão tem 300kcal
● 1 pires (120g) de arroz doce tem 200kcal
● 1 saco pequeno (20g) de pipoca tem 100kcal
● 1 unidade média (100g) de pamonha tem 260kcal
● 1 cocada (40g) tem 260kcal

RECEITA DE VINHO QUENTE LIGHT

● 5 xícaras (chá) de vinho tinto seco
● 1 xícara (chá) de água
● 1 canela em pau
● 10 cravos da índia
● Raspas da casca de 1 laranja
● 1 maçã grande, sem casca, cortada em cubos
● 20 sticks de adoçante

Essa receita rende 6 porções, 59kcal por porção.

Modo de Preparo:
Em uma panela grande, coloque o vinho, a água, a canela, os cravos, as raspas de laranja e a maçã;

Cozinhe em fogo alto por 10 minutos após o início da fervura;

Retire do fogo e adoce com o adoçante;

Misture bem e sirva em seguida. 


RECEITA DE ARROZ DOCE LIGHT

● 1 copo de arroz lavado
● 2 copos (400ml) de água fria
● 1 litro de leite desnatado
● 1 colher de sopa de adoçante culinário
● 1 casca de limão
● 4 colheres de sopa de leite desnatado em pó
● Canela em pó para polvilhar.

A receita rende 10 porções e cada uma tem 70kcal.

Modo de preparo:

Juntar o arroz e a água em uma panela e deixar de molho durante uma hora;

Levar ao fogo e quando o arroz secar, adicionar o leite aos poucos;

Acrescentar o adoçante e a casca de limão à mistura;

Depois de o arroz cozinhar, retirar o fogo e adicionar o leite desnatado em pó;

Finalizar polvilhando com a canela.

RECEITA DE BOLO DE MILHO LIGHT

● 2 espigas de milho verde in natura
● 3 ovos
● 7 colheres (sopa) de fubá
● 1 xícara (chá) de leite desnatado
● 1 xícara (chá) de adoçante em pó para culinária
● ½ xícara (chá) de óleo de canola
● 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Esta receita oferece 10 porções, sendo que cada uma tem 135kcal

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse por aproximadamente 40 minutos em forno médio pré-aquecido à 180º C.

RECEITA DE CANJICA LIGHT


● 1 xícara de milho branco seco para canjica
● 1 canela em pau
● 3 cravos-da-índia
● 1 pedaço de casca de limão sem a parte branca
● 2 xícaras de leite desnatado
● 1 colher (sopa) de amido de milho
● 12 g de adoçante em pó de forno e fogão
● ½ xícara de leite de coco light
● Canela em pó a gosto

Modo de preparo:


Deixe o milho de molho em água fria por 12 horas. Escorra e cozinhe em panela de pressão com 2 xícaras de água, a canela, o cravo e a casca de limão por 30 minutos.
Aguarde a pressão reduzir, abra a panela e acrescente o leite, o amido e o adoçante. Ferva a mistura com a panela parcialmente coberta por cerca de 10 minutos até engrossar um pouco, mexendo ocasionalmente.
Adicione o leite de coco, aguarde levantar fervura novamente e retire do fogo. Sirva quente ou frio com a canela em pó polvilhada.
Esta receita oferece 6 porções, sendo 195 kcal cada porção.


As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo
·    Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN) 
     Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP
     Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget
    Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul.

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