terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Alimentos do Verão





Com a chegada do verão os cuidados com o corpo e a pele devem ser redobrados! Confira algumas dicas saudáveis para curtir muito essa deliciosa estação.

Consuma à vontade folhas verdes e legumes (de preferência crus). Cuidado apenas com o tempero das saladas: evite a maionese e os molhos prontos preferindo o azeite, o limão, o vinagre e os molhos a base de mostarda e iogurte.

Os cereais integrais também são boas opções para o verão já que combinam com saladas e pratos frios em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integral no lugar de doces, massas e arroz refinado.

As carnes magras são as mais indicadas para esta época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos além de serem mais saudáveis. Opte pelas carnes brancas de aves, peixes, e cortes de carne vermelhas magras. Por outro lado, evite as carnes das aves com a pele, a carne de porco e carnes vermelhas como a picanha. Quanto à forma de preparo varie entre cozidos, grelhados e assados deixando de lado as frituras que não combinam com o clima quente do verão, além de serem extremamente calóricas.

As sobremesas mais refrescantes são as melhores opções para o verão: opte sempre por frutas ou doces à base de frutas, tais como: sorvetes de frutas no palito, compotas geladas de frutas, saladas de frutas, flans de frutas, etc. 



Aumente o consumo de líquidos!

As altas temperaturas do verão favorecem a perda hídrica por meio do suor. Dessa forma, a recuperação com água deve ser constante já que o resfriamento do corpo é realizado por meio da produção do suor, que aumenta à medida que nos movimentamos, andamos e também na prática de atividades físicas em geral. Vale lembrar que a sede é um sinal de que já estamos desidratados, devendo a água ser oferecida antes que esse sinal se desencadeie.

Os líquidos devem ser oferecidos para que possamos manter a hidratação do corpo. No verão, o chá e o suco também auxiliam na hidratação, mas vale lembrar que este último, além de água também contém calorias (para torná-los menos calóricos, procure não acrescentar açúcar). Com relação aos chás, opte pelos de ervas ou chá descafeínado, que são bons hidratantes.

É preciso repor os nutrientes!

Com a transpiração excessiva perdem-se muitos líquidos e minerais. Para se manter por mais tempo hidratado, os minerais e os eletrólitos são fundamentais. As fontes destes minerais e eletrólitos (sódio, potássio) são as frutas e os legumes. Por isso, uma ótima forma de se hidratar é utilizar sucos de frutas, preferindo até o melão e a melancia que além de serem fontes de potássio, são frutas com alto índice de água, não precisando de mais água para o suco e nem de açúcar adicionado.

Fotoproteção também nos alimentos!

Através da alimentação podemos reduzir os efeitos maléficos do sol como eritema, câncer e envelhecimento.

Os principais nutrientes envolvidos são:

● Antioxidantes (Vitamina C, Vitamina E e Selênio);
● Carotenoides (Betacaroteno e Licopeno);
● Flavonoides (Catequinas e Antocianinas).

Alguns Alimentos Fotoprotetores

● Cenoura (Β-caroteno);
● Açaí (Flavonoides (Antocianinas);
● Laranja (Vitamina C);
● Chá verde (Catequinas);
● Molho de tomate (Licopeno);
● Espinafre (Clorofilins);
● Castanha do Brasil (Selênio);
● Romã (Ácido elágico).

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:
Meuer, MC, Rocha, GDW. Alimentos do Verão. Instituto Ana Paula Pujol. Disponível em: www.institutoanapaulapujol.com.br Acessado em: 30/11/2016.


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