sexta-feira, 26 de maio de 2017

Comer à Noite



Comer é essencial durante todo o dia, porém a preocupação com o peso e a forma física, tem levado as pessoas a não se alimentarem à noite ou excluir alguns alimentos essências, como é o caso do carboidrato, que é visto como um “vilão” da dieta, mas a verdade é que ele é um nutriente essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, até mesmo para a queima de gordura. Por isso ele deve estar presente em todas as refeições, incluindo jantar e ceia, mas de forma consciente e adequada.

O papel principal do carboidrato é fornecer energia para o corpo, por isso seu consumo a noite deve ser moderado e feito forma correta, visto que nesse período o metabolismo está reduzido, isto significa que o organismo está gastando menos energia, e uma alimentação inadequada pode levar ao aumento de peso e ser prejudicial ao sono.

Opte por consumir carboidratos complexos nesse período, pois eles possuem o índice glicêmico mais baixo, fazendo com que a liberação da glicose ocorra de forma mais lenta, o que significa que o organismo precisa liberar menos insulina. Eles podem ser encontrados em cereais integrais, aveia, linhaça e quinoa por exemplo.

Uma alimentação noturna saudável não inclui apenas carboidratos complexos, o contexto de toda uma alimentação correta é que faz a diferença. 

É importante consumir também verduras e legumes, frutas como maçã, melão morango, pera, etc., proteínas magras como frango, peixe, carne bovina corte magro, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos. 



Algumas bebidas como chá de camomila, chá de erva-cidreira, suco de cereja, são boas opções para compor o cardápio noturno também, pois eles auxiliam no relaxamento, contribuindo para uma boa noite de sono.

O ideal é que a última refeição do dia seja realizada cerca de duas a três horas antes de se deitar, pois dormir logo após ter realizado uma refeição pode ocasionar desconforto, como azia, gases ou queimação.

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Postar um comentário