quarta-feira, 3 de maio de 2017

Mandioca



De origem Brasileira, presente sempre nos finais de semana do brasileiro através da farinha de mandioca do churrasco, ela é um dos alimentos mais versáteis da nossa cozinha. 

A mandioca também conhecida como aipim ou macaxeira é um tubérculo que pode ser encontrado em todas as regiões do país, mas principalmente no nordeste, onde ela é utilizada em grande parte dos pratos da cultura e 50% do seu cultivo no país vai para o consumo nesta região. Além do Brasil, diversos lugares do mundo principalmente os países tropicais e subdesenvolvidos, como os do continente Africano, ela também é muito apreciada, onde além de utilizar o tubérculo em si, eles aproveitam suas folhas em suas preparações e são uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas.

Conhecida por ser um alimento rico em carboidratos os quais 100 gramas do tubérculo apresentam aproximadamente 150 kcal, também é fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio, podendo substituir muito bem uma porção de cereais da dieta diária de um indivíduo. Para os atletas ela é muito utilizada assim como a batata doce no pré-treino por apresentar baixo índice glicêmico, ou seja, ser absorvida e transformada em energia rapidamente.

No café da manhã em substituição dos pães, pode ser consumida na forma de bolos, cozida ou mesmo sua goma pode virar uma deliciosa tapioca. Já no almoço ela vai muito bem assada em forma de palitinhos como acompanhamento, em refeições completas como em um escondidinho de carne seca, ou mesmo em preparações como, por exemplo, em um cozido de carne e outros legumes. 


Os melhores períodos para sua compra, ou seja, a safra da mandioca vai de maio a agosto, porém é muito fácil de encontrá-la durante o ano todo por um preço acessível. Portanto, que tal aproveitar e incluí-la em uma das suas refeições do dia?

Texto elaborado por: Dra. Caroline de Salve – CRN3. 28964

Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo

Especialista em Nutrição Humana pelo Instituto Metabolismo e Nutrição (IMEN)

Especialista em Nutrição e Pediatria pelo HCMUSP

Nutricionista Responsável pelo Colégio Piaget

Nutricionista Responsável por unidade Salutem Nutrição e Bem Estar em São Caetano do Sul e atendimentos na Unidade Salutem de São Caetano do Sul. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Nenhum comentário: