segunda-feira, 1 de julho de 2019

Alimentação nas Férias


Nessa época os pais devem ficar mais atentos à alimentação das crianças. Aproveite para fazer refeições em família e incluir as crianças no processo de cozinhar para reforçar os hábitos alimentares saudáveis.

Como os horários ficam mais flexíveis e as rotinas mudam, algumas refeições podem ser prejudicadas se não houver o cuidado dos pais. Mesmo que a criança acorde mais tarde, deve-se continuar com o fracionamento das refeições, assim não há o risco de querer substituir a refeição por guloseimas, alimentos ricos em açúcar, gordura e sódio.

Devem ser feitas três refeições principais, intercaladas com lanches. Mesmo durante viagens essa rotina alimentar deve ser mantida. Ajude a criança a montar o prato no restaurante e evite petiscos vendidos na praia. Além de eles não serem saudáveis esses produtos, podem causar intoxicação alimentar se não forem corretamente preparados. Leve uma bolsa térmica com sucos de fruta, frutas, biscoitos integras e sanduíches de peito de peru e queijo branco como opção para a hora em que bater a fome.

Determine um dia para oferecer à criança um doce, bala ou salgadinho. A criança deve entender que, embora esses alimentos não sejam proibidos, eles não fazem parte da alimentação regular da família. E há opções mais saudáveis para as guloseimas. Se for tomar um sorvete, por exemplo, o melhor é optar pelo picolé de frutas, que tem menos calorias e menos gordura.

A hidratação também é extremamente importante. O calor faz com que a criança se desidrate mais rápido e, por isso, a reposição de líquidos deve ser frequente. A água é a principal opção, pois não tem calorias. A hidratação pode ser complementada com água de coco, suco de fruta ou até mesmo frutas in natura como melancia, melão, laranja, pera e abacaxi, que são ricas em água.

Durante as férias também não podemos esquecer de praticar atividades físicas. Quando praticado ao ar livre, o esporte pode ser muito mais prazeroso. Pular corda, nadar, jogar futebol e andar de bicicleta são algumas opções que tornam a atividade física uma divertida brincadeira.

CREPE VERDE

Massa – Ingredientes:

200 ml de leite de vaca ou bebida à base de vegetal
½ xícara de chá de farinha de aveia
½ xícara de chá de farinha de trigo integral
1 ovo
1 folha de couve já higienizada
1 colher de café rasa de sal

Modo de preparo:

Bata tudo com um mixer ou no liquidificador até a massa ficar homogênea (fica líquida mesmo). Coloque uma conchinha pequena da massa na frigideira antiaderente e gire a frigideira para espalhar a massa por todo o fundo. Após 1 minuto mais ou menos, com o auxílio de uma espátula, desgrude as bordas e vire do outro lado para dourar levemente. Faça o mesmo até acabar a massa. Recheie e enrole ou dobre em quatro!

Recheio:

Uma boa opção de recheio é um refogado de peito de frango desfiado com cebola, tomate picadinho e salsinha. Se preferir, troque o frango por ricota ou tofu. Amasse com um garfo, coloque um fio de azeite extra virgem, tomate picadinho, cenoura ralada e ervas naturais. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

A alimentação nas férias. Meu Pratinho Saudável. Disponível em: www.meupratinhosaudavel.com.br

Nenhum comentário: