segunda-feira, 22 de julho de 2019

Amaranto


Esta planta é originária dos Andes e já era cultivada pela civilização Inca e Asteca há mais de 2000 anos. O amaranto é considerado um cereal rico em nutrientes, apresenta alto teor de amido (64,8%) podendo ser consumido como fonte de carboidrato assim como outros alimentos trigo, milho e arroz. O amaranto possui de 12 a 17% de proteínas, tem um perfil de aminoácidos balanceado e é rico no aminoácido lisina.

Os grãos são ricos em fibras e possuem gorduras saudáveis (insaturadas) como o ácido linoléico, que é tido como uma gordura saudável uma vez que seu consumo está relacionado a menores taxas de doenças cardíacas.

O amaranto apresenta ainda tocoferóis, oxidantes semelhantes a vitamina E, importantes na prevenção do envelhecimento precoce e da morte celular, uma vez que este composto inibe a ação de radicais livres. Além disso, contém mais cálcio, ferro e fósforo do que os cereais comuns (centeio, arroz, trigo e etc.) e apresenta quantidade pequena de fitatos e oxalatos (fatores antinutricionais que inibem a absorção de nutrientes).

Este cereal é isento de glúten (proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada), podendo ser uma ótima opção para indivíduos celíacos (possuem alergia ao glúten). A farinha de amaranto possui alto valor nutritivo de proteínas e faz com que o grão de amaranto seja aplicável, tanto na fortificação de farinhas de trigo, milho e tubérculos, como na elaboração de produtos isentos de glúten como bolos, tortas e pães.

Assim como a quinoa, a farinha integral de amaranto apresenta um alto valor calórico (413,8kcal/100g), este é mais alto do que outros cereais conhecidos, porém não devemos olhar somente as calorias oferecidas e sim a qualidade da farinha. Outra propriedade importante, que distingue a farinha de amaranto da de outros grãos é a de não perder a sua característica de alto teor proteico e perfil aminoacídico de alta qualidade após o refino, fenômeno de comum ocorrência com os outros cereais.

Estudos relataram que o amaranto produz efeitos benéficos na redução dos níveis de lípidios séricos através da inibição da HMG-CoA redutase, enzima presente no fígado que regula a biossíntese de colesterol.

Ainda precisamos difundir as propriedades do amaranto no Brasil, afinal é um alimento nutricionalmente balanceado fornecendo os principais nutrientes ao corpo. O amaranto pode ser consumido tanto como grão inteiro, como farinha integral, ou em combinação com outros cereais ou tubérculos.


100g
Porção 1 xícara (chá) – 90g
Calorias
373,3kcal
336,0kcal
Proteínas
13,5g
12,2g
Carboidratos
64,4g
58,0g
Gorduras
6,8g
6,1g

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: