sexta-feira, 5 de julho de 2019

Pepino


O pepino (Cucumis sativus) originou-se no norte da Índia e foi trazido para o Brasil pelos portugueses e desde estão faz parte da culinária de todas as regiões do país.  Atualmente é considerado o quarto vegetal mais cultivado no mundo, atrás apenas dos tomates, cebolas e repolhos.  É conhecido como um alimento saudável devido ao seu baixo valor calórico, cerca de 15 calorias por 100g, entretanto, seus benefícios à saúde vão muito além por conter várias vitaminas e minerais. Abaixo estão listados vários motivos para que o introduza ou aumente o seu consumo em sua dieta!

Mantém o corpo hidratado - Pepino contem 96% de água, que ajuda a manter a hidratação do corpo e regula a temperatura corporal. Também ajuda a eliminar as toxinas do organismo e possui efeito diurético.

Benéfico para a pele - O elevado conteúdo de água, vitaminas A, B e C e a presença de certos minerais como magnésio, potássio e sílica são importantes para manter uma pele saudável.

Previne câncer - Pepino contêm três tipos de lignanas- lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresinol – que possuem uma forte conexão com a redução do risco de vários tipos de canceres, incluindo canceres de mama, próstata, útero e do ovário.

Controla a pressão sanguínea - É considerado uma ótima fonte de potássio, um importante eletrólito intracelular. 100g de pepino fornece 147 mg de potássio, e apenas 2 mg de sódio. Potássio atua na regulação da pressão sanguínea por equilibrar os níveis de sódio. 



Auxilia na digestão - Desordens digestivas como excesso de acidez, queimação, gastrite e até mesmo úlcera podem ser aliviadas pelo consumo diário de pepino. Os elevados conteúdos de água e fibras são efetivos para eliminar as toxinas do sistema digestivo e dessa maneira, melhora a digestão. O consumo diário de pepino também é considerado um remédio natural evitando a constipação.

Promove a saúde das articulações e das unhas - Pepino é uma excelente fonte de sílica, que ajuda a fortalecer os tecidos conjuntivos e as unhas (evita que se tornem quebradiças).

Previne envelhecimento - Pepino contem quantidades representativas de vários compostos que atuam como antioxidantes, como β- caroteno, α-caroteno, vitamina C, vitamina A, zeaxantina e luteína. Os antioxidantes atuam protegendo o organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres e, consequentemente, previnem o envelhecimento.

Fortalece ossos e auxilia no tratamento de Alzheimer  Surpreendentemente, o pepino apresenta uma alta quantidade de vitamina K, cerca de 17 µg por 100g. A vitamina K está associada com o fortalecimento dos ossos e também recentemente, foi considerada aliada em tratamentos de Alzheimer por limitar o dano neuronal no cérebro.

Ficou convencido? Quando comprar pepinos, procure escolher os mais firmes e de coloração verde escuro. São muito refrescantes quando consumidos frescos e importantes aliados no verão! Não deixe que o fruto passe despercebido e usufrua de seus benefícios!

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Mello, NA. O que você deve saber sobre o pepino. Grupo de Estudos em Alimentos Funcionais – GEAF, ESALQ/USP. Disponível em: www.alimentosfuncionais.blogspot.com.br Acessado em: 04/07/2019.

Nenhum comentário: