quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Cozinhaterapia


É importante a pessoa se envolver no preparo de suas marmitas, de seus pratos, saber exatamente o que comprar, o que manter em casa, e ir conhecendo aos poucos as propriedades dos alimentos. Mesmo que você não goste, ou acha que não “leva jeito”, entender um pouco sobre isso, onde usar, a importância de alguns alimentos e o básico do básico, é importante saber pra ensinar à pessoa que irá preparar sua comida.

Leite de coco: prefiro mesmo o leite de coco caseiro, mas podemos começar usando o leite de coco industrializado, de garrafinha mesmo. Lembre-se que o leite de coco light acaba tendo menor quantidade de gordura, porém, menos TCM (sigla pra triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de excelente qualidade, que tem diversos benefícios como fungicida, bactericida e que dá muita energia. Não contém lactose e é uma delícia para se incluir no café, no chá, em receitas de barras de proteínas, pudins e panquecas. Além de substituir o uso do leite de vaca e de soja em qualquer receita que vá esses ingredientes, pode entrar em substituição à água (lembrando que as calorias da dieta irão aumentar, claro). 



Farinha de coco: é um produto maravilhoso! É riquíssimo em fibras, não contém glúten, é ridiculamente baixa em carboidratos e é muito versátil na cozinha. Não é um alimento barato, mas o sabor e o benefício nutricional que agrega vale cada centavo. Adoro usar em diversas receitas!

Cacau em pó: mais pobre em gordura do que o chocolate em pó (e chocolate em si), pobre em calorias, riquíssimo em antioxidantes e absolutamente delicioso em panquecas, barras, cupcakes e até no shake de proteína. Cacau ajuda demais no aumento de perfusão sanguínea, e por isso, é ótimo para associar em shakes pra quem treina, aumentando o fornecimento de nutrientes para a musculatura, e removendo as toxinas mais facilmente. 

Amêndoas: são muito versáteis e extremamente nutritivas. Você pode fazer o leite vegetal dessa oleaginosa. Compre amêndoas cruas e as deixe de molho por, no mínimo, 6 horas, trocando a água a cada 1 hora (mantenha dentro da geladeira, para não azedar). Escorra e bata com água filtrada e adoçante/mel/açúcar orgânico/tâmaras e coe. 

Essência de baunilha: adoro! Além do cheiro maravilhoso, adicionar em bolos, pães doces, cookies e panquecas, especialmente se associado com canela! Hummmm…..

Canela em pó e canela em pau: uma das minhas especiarias prediletas, ajuda a diminuir a vontade de comer doce, melhora a sensibilidade à insulina (traduzindo: melhora aproveitamento de carboidratos, gorduras e ajuda a diminuir aquela gordura abdominal), melhora o hálito e ajuda na termogênese (ajudando no processo pra “secar”). Rico em manganês e cálcio, ajuda no balanço da glicemia/insulina, reduz processo inflamatório, estimula imunidade e a controlar a controlar o colesterol alto. Canela em pau uso, basicamente, pra fazer chás! 



Farinha de aveia e aveia em flocos: sim, contém glúten (lembrando que hoje existem marcas sem glúten no mercado, ainda caras), ricas em fibras e muito versátil no preparo de panquecas, muffins, bolos, dando uma textura excelente, mais viscosa. Até num simples mingau feito com whey protein já fica uma delícia, especialmente nos dias frios. E claro, você pode processar a aveia em flocos pra que se transforme na farinha, não precisa ter os 2 necessariamente.

Óleo de coco: sou muito fã dessa gordura que é excelente pra cozinhar, tolerando altíssimas temperaturas, sem oxidar. Para quem gosta de coco, o cheiro é bem agradável, e tem inúmeros benefícios nutricionais. Pode ser usado em receitas doces, salgadas, pra untar, pra misturar no shake, e até comer puro (sim, alguns clientes meus usam puro mesmo, dependendo o objetivo).

Pasta de amendoim:  rico em gordura “do bem”, além de dar uma consistência e sabores excelentes, ajuda a segurar a fome voraz. Claro, se comer demais terá problemas para perder peso e gordura, já que é bem calórico. Inversamente pra quem deseja ganhar massa muscular (bulking), que pode ser incluído dentro de uma dieta balanceada e voltada para esse fim, sem medo.

Flocos de quinoa: alternativa sem glúten pra uso na cozinha, em substituição à aveia. Quinoa é um alimento rico em fibras, riquíssimo em nutrientes, e um cereal rico em aminoácidos, portanto, muito proteico.

Prescrevo muito aos meus clientes vegetarianos, e para contrabalancear as proteínas animais na dieta dos fanáticos em proteína. Sabemos que muita proteína na dieta leva à acidificação sanguínea, o que atrapalha no ganho de massa, na definição, e causa uma sensação de mal estar terrível. Associar quinoa em substituição à parte dessa proteína animal ajuda muito.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: