segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Umeboshi: Ameixa Japonesa


Esta ameixa japonesa de sabor peculiar tem propriedades curativas e auxilia o corpo a se restabelecer dos efeitos danosos do álcool, ajuda a balancear o pH corporal e é campeã dos “quebra-galhos” digestivos e desintoxicantes.

Geralmente você encontra a umeboshi em lojas de produtos japoneses, e elas vem conservadas no sal, são bem ácidas e os orientais costumam comer com Gohan (arroz branco) ou no banchá.

Pensando em atividade física, a umeboshi ajuda a remover o ácido lático com mais facilidade, que em excesso, atrapalha na recuperação porque causam muitas dores musculares. Além disso, o ácido pírico da umê (queridinho nome dado à umeboshi) estimula o funcionamento do fígado e dos rins, ajudando-os a dissolver e eliminar as toxinas do organismo, como o álcool.

Ela é ótima pra re-estabelecer o equilíbrio ácido-básico do organismo, neutralizando a acidez tóxica que fica depois de uma farra com comida, bebida alcoólica, doces e até uso excessivo de medicamentos.

Costumo indicar aos clientes que passaram por alguma doença e que tomaram muita medicação, ou voltarem de férias onde abusaram demais de tudo que não devia, e até antes de viajarem pra lugares onde sabe-se-lá como é o preparo da comida e a qualidade da água. Isso porque a umeboshi é um excelente antiviral e antibiótica.

Nunca achei nada que me direcionasse com a quantidade de umeboshi a ser consumida no dia, mas costumo prescrever de 1 a 2 unidades. Já vi (inclusive no Japão, onde fui à passeio), japoneses comendo umas 8 de uma vez só! Mas enfim, vamos começar dessa maneira, e claro, conforme prescrição do profissional que o acompanha.

Texto elaborado por: Priscila Di Ciero

Nutricionista formada em 2001, sou pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional e estou em formação para obtenção da certificação do Functional Medicine Institute (USA). Sou self e professional Coach formada pelo IBC e certificada pelo Internacional Society of Sports Nutrition (USA). Atualmente curso pós-graduação em Fitoterapia e atendo em consultório particular na zona sul de São Paulo (SP).

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: