sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Benefícios dos Alimentos Funcionais


Alguns alimentos são capazes de proteger contra doenças cardíacas, câncer, envelhecimento precoce, sintomas da menopausa e até problemas gastrointestinais. Esses alimentos são conhecidos como funcionais pois, além das funções nutricionais básicas, trazem benefícios para a saúde. Porém, seu consumo deve estar associado a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis.

Linhaça

Ela foi a pioneira no quesito funcionalidade. A semente de linhaça é rica em vários minerais, principalmente em potássio, nutriente que facilita a contração muscular e ajuda a manter o batimento cardíaco em dia. Além disso, a linhaça é ótima aliada do intestino. A semente também atua no combate ao envelhecimento precoce, graças a sua ação antioxidante. Sua alta quantidade de ômega 3, um tipo de gordura boa, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e melhora a sensibilidade à insulina. O ideal é consumir uma colher de sopa por dia, o que pode ser feito com as frutas do café da manhã, em sucos, iogurtes, vitaminas, saladas, sopas ou feijão.

Aveia

Ela é rica em betaglucana, um nutriente responsável por reduzir a absorção de açúcar, e, por isso, excelente para diabéticos. Além disso, o cereal derruba os níveis de colesterol ruim (LDL) e, de quebra, controla os triglicérides. O destaque vai para sua alta quantidade de fibras, que melhora o funcionamento do intestino, combate o inchaço, aumenta a saciedade e ajuda na perda de peso. E tem mais: a aveia é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como manganês, selênio e magnésio. Devemos consumir pelo menos 2 colheres de sopa de aveia por dia.

Lentilha

As lentilhas pertencem à família das leguminosas (a mesma família do feijão, soja e grão-de-bico) e, portanto, elas compartilham dos mesmos benefícios: fonte de fibras e proteína. Depois da carne, aves, peixes e soja, as lentilhas são a segunda maior fonte de proteína. Uma xícara de lentilhas (198 g) cozidas apresenta 230 calorias, contendo 18 g de proteína, 40 g de carboidratos totais, 16 g de fibras e apenas 1 g de gordura. A lentilha é considerada uma excelente fonte de potássio, zinco, selênio, magnésio, vitamina B6 e principalmente de ácido fólico. Em estudo científico recente, as lentilhas obtiveram melhor resposta na modulação da pressão arterial, por reduzir picos hipertensivos em ratos, quando comparadas com as demais leguminosas testadas.

Iogurtes

São considerados alimentos probióticos, pois possuem microrganismos vivos e que beneficiam a flora intestinal. São bons para prevenir as infecções gastrointestinais e melhoram a digestão, pois ajudam na degradação das proteínas, carboidratos e gorduras dos alimentos. 



Frutas Secas

Também são conhecidas como frutas desidratadas, em que são obtidas pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados que possibilitem a manutenção de no máximo 25% de umidade. Por essa razão, as frutas secas, ao contrário das frutas frescas, representam uma fonte mais concentrada de nutrientes, fibras e compostos bioativos. Em consequência disso, as frutas desidratadas são consideradas ótimas fontes de vitaminas e minerais. Entretanto, a concentração de calorias também é maior, devendo o seu consumo ser moderado, como parte de uma alimentação equilibrada. Dentre as frutas secas destacam-se o damasco, por possuir compostos bioativos que contribuem com a diminuição da vontade de comer alimentos doces e a uva passa que é fonte de diversos compostos fenólicos. Esses compostos apresentam atividade antioxidante, anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Vegetais laranjas ou amarelados

Ricos em vitamina A, têm ação antioxidante contra os radicais livres, essencial para a integridade da pele e membranas. A vitamina também é importante para a saúde dos olhos. Estudos sugerem que alimentos ricos em vitamina A ajudam a proteger contra o câncer de pulmão e da cavidade oral.

Chicória

Rica em inulina, que não é digerida pelas enzimas do intestino e, por isso, é considerada uma fibra alimentar insolúvel. Esse nutriente também tem propriedades prebióticas, ou seja, serve de alimento para as bactérias do intestino, o que é bom para a flora intestinal. A inulina também é encontrada em casas de produtos naturais, e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g. 



Peixes do mar

Ricos em ômega 3, os peixes têm ação antioxidante, o que aumenta as defesas do organismo. São excelentes para a saúde do coração, ajudando a reduzir os níveis de triglicérides e as placas de gordura dos vasos sanguíneos. Há evidências de que o ômega 3 não apenas ajuda a prevenir arritmias, aterosclerose e infartos como também reduz a incidência de eventos cardíacos e de mortalidade em pessoas com doenças preexistentes. O melhor é consumir esses peixes assados ou cozidos.

Oleaginosas

Com muitos benefícios, as nozes, as castanhas, os avelãs e os amendoins são riquíssimos em nutrientes. São oleaginosas porque contêm o teor de óleo acima dos 30%. Elas contêm gorduras monoinsaturada e poli-insaturada, que aumentam os níveis de colesterol bom (HDL) e reduzem os níveis de colesterol ruins (LDL) do sangue. Segundo um estudo da Universidade de Harvard, essas sementes previnem as doenças do coração. Além disso, elas têm grandes quantidades de vitamina E e substância antioxidante que atuam diretamente na renovação celular, impedindo o envelhecimento precoce, ajudando no combate ao câncer e na aparência da pele. Mas, cuidado! O ideal é comer de 3 a 4 unidades por dia, pois são muito calóricas.

Vinho Tinto

O vinho tinto possui diversos compostos bioativos que apresentam efeitos benéficos para a saúde humana, sendo que para a obtenção desses benefícios o seu consumo deve ser moderado. A quantidade moderada corresponde a duas taças para homens e uma taça para mulheres por dia. Dentre os compostos bioativos, o resveratrol tem recebido destaque, por possuir propriedades de antienvelhecimento, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidante, sendo estas características relevantes para a prevenção de doenças crônicas. Estudos demonstram que o consumo moderado de vinho tinto promove efeitos benéficos na prevenção de doença cardíaca coronária e aterosclerose.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

Mello, AP. Dossiê Funcional. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em 05/09/2019.

Pellegrini N, Serafini M, Salvatore S, Del Rio D, Bianchi M, Brighenti F. Total antioxidant capacity of spices, dried fruits, nuts, pulses, cereals and sweets consumed in Italy assessed by three different in vitro assays. Mol Nutr Food Res. 2006;50(11):1030-8.

Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária/MS. RDC n. 272 de 22 de set 2005. Aprova o Regulamento Técnico para Produtos de Vegetais, Produtos de Frutas e Cogumelos Comestíveis. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set. 2005.

Bao Y, Han J, Hu FB, Giovannucci EL, Stampfer MJ, Willett WC, Fuchs CS. Association of nut consumption with total and cause-specific mortality. N Engl J Med. 2013;369(21):2001-11.

Ros E. Health benefits of nut consumption. Nutrients. 2010;2(7):652-82.

Hanson MG, Zahradka P, Taylor CG. Lentil-based diets attenuate hypertension and large-artery remodelling in spontaneously hypertensive rats. Br J Nutr. 2013 Sep 24:1-9.

Joshi M, Aldred P, McKnight S, Panozzo JF, Kasapis S, Adhikari R, Adhikari B. Physicochemical and functional characteristics of lentil starch. Carbohydr Polym. 2013 Feb 15;92(2):1484-96.

Jacobs DM, Fuhrmann JC, van Dorsten FA, Rein D, Peters S, van Velzen EJ, et al. Impact of short-term intake of red wine and grape polyphenol extract on the human metabolome. J Agric Food Chem. 2012;60(12):3078-85.

Bertelli AA, Das DK. Grapes, wines, resveratrol, and heart health. J Cardiovasc Pharmacol. 2009;54(6):468-76.

Smoliga JM, Baur JA, Hausenblas HA. Resveratrol and health–a comprehensive review of human clinical trials. Mol Nutr Food Res. 2011;55(8):1129-41.

Castro, RCB. Quais são os alimentos e bebidas consumidos em festas de final de ano que possuem propriedades funcionais. Nutritotal. Disponível em: www.nutritotal.com.br Acessado em: 05/09/2019.

Nenhum comentário: