quarta-feira, 18 de março de 2020

Coronavírus e Uso de Medicamentos


Pessoas com problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes apresentam risco aumentado de ter problemas mais sérios com o Coronavírus, segundo um estudo publicado no The Lancet. A razão pode ser a medicação usada nestas patologias: medicamentos conhecidos como inibidores de ECA (enzima conversora da angiotensina). Essa molécula (ECA), presente de modo natural no organismo, atua nos processos que acabam levando à elevação da pressão sanguínea. O problema é que os inibidores de ECA, bem como outros remédios com efeito similar, acabam aumentando a produção outra molécula parecida, a ECA2.

ECA2 facilita a invasão de células humanas pelo Coronavírus. O ibuprofeno e alguns antiglicêmicos também são capazes de aumentar a presença de ECA2 na circulação. Ou seja, o uso de tais remédios abriria a passagem para o vírus, potencializando sua ação. Isso explica porque hipertensos e diabéticos são mais vulneráveis à doença: os medicamentos usados por esses pacientes dariam um empurrão extra à ação do Coronavírus.

Na pesquisa do Lancet, os cientistas evidenciam que há outros tipos de remédios para essas doenças pré-existentes, os quais, pelo que se sabe, não teriam o mesmo efeito facilitador para o Coronavírus. Se você faz uso dos medicamentos listados abaixo, fale com o seu médico para trocar pelas várias outras opções de tratamento.

Medicamentos que aumentam ECA2:

*Anti-hipertensivos - Benazepril, Captopril, Cilazapril, Enalapril, Fosinopril, Lisinopril, Moexipril, Ramipril, Perindopril, Quinapril, Trandolapril
*Anti-inflamatório - Ibuprofeno
*Antiglicêmicos - Glitazonas: Rosiglitazona (Avandia®), Pioglitazona (Actos®)


Texto elaborado por: Dra. Tamara Mazaracki. 

Título de Especialista em Nutrologia –  Associação Brasileira de Nutrologia;

Membro Titular da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia;

Pós-graduação em Medicina Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia;

Pós-graduação em Medicina Estética – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino – IBRAPE.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

*The Lancet Respiratory Medicine 2020. Are patients with hypertension and diabetes mellitus at increased risk for COVID-19 infection?

Nenhum comentário: