Estamos às vésperas da Eleição, onde você irá exercer a sua cidadania, através do seu voto, assim como o seu voto, a sua alimentação, saúde e bem estar são de extrema importância.
Na primavera é comum que as pessoas procurem alternativas de alimentação mais leves e refrescantes para combater o calor da estação, as altas temperaturas fazem com que naturalmente o corpo sue e perca mais água. Siga as dicas de como se alimentar de forma saudável antes, durante e após a votação.
1- Beba bastante água: durante a primavera, as temperaturas ficam mais elevadas, e é preciso ter mais atenção para consumir água, consuma de 35 a 40 ml por kg de peso ao dia.
A melhor forma de manter a hidratação é por meio da ingestão de líquidos. O consumo de chás gelados ou suchás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas cruas, legumes e frutas também pode auxiliar na hidratação do seu corpo.
Uma dica incrível e saborosa é adicionar laranja, limão, hortelã e outras frutas para aromatizar a água de acordo com a sua preferência;
2- Consuma os alimentos in natura ou minimamente processados, descasque e prepare mais e desembale menos;
3- Evite comer alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas e embutidos. Eles costumam apresentar grande quantidade de sódio, gorduras e açúcares;
4- Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, além de serem leves e refrescantes nos dias quentes. Uma sugestão é consumir as frutas da estação (época), pois são mais doces, acessíveis e possuem menos agrotóxicos;
5- As carnes brancas e cortes de carne bovina magra são as mais indicadas. Varie entre grelhados, cozidos e assados, evitando as frituras, que não combinam com o clima quente e são extremamente calóricas.
6- Os refrigerantes são contraindicados pelo alto índice de açúcar, sódio, corantes e conservantes, assim como os sucos industrializados.
7- Faça refeições leves para não deixar o seu dia pesado: Consuma alimentos mais leves e ricos em água e nutrientes para evitar a sensação de cansaço. Não fique longos períodos sem se alimentar durante o dia;
8- Frituras e alimentos gordurosos costumam deixar a digestão mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações comuns durante os dias mais quentes.
Água aromatizada
· Ingredientes:
· - 1 limão siciliano com a casca, cortado em rodelas;
· - 10 folhas de hortelã fresca;
· - 1 talo de erva-doce, cortado em tiras finas;
· - 1 litro de água filtrada.
Modo de preparo:
· Com a ajuda de um pilão, macere a parte das folhas de hortelã fresca e da erva-doce para que liberem um pouco do aroma, adicione o limão com a casca cortado em rodelas. Coloque todos os ingredientes na água dentro de uma jarra com tampa e deixe descansar por três horas, no mínimo, na geladeira ou em temperatura ambiente. Na hora de servir, adicione gelo se quiser que a preparação fique ainda mais refrescante.
Texto elaborado por: Dra. Vanessa Vichi Girotto Corrêa – CRN3. 18387
*Nutricionista Graduada pela Universidade de Sorocaba.
*Pós Graduada na Universidade Gama Filho: Alimentos Funcionais e Nutrigenômica: Implicações Práticas na Nutrição Clínica e Esportiva.
*Presidente do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piedade-SP).
*Atuação como Nutricionista na Santa Casa de Misericórdia de Piedade e no Lar São Vicente de Paulo de Piedade.
*Nutricionista da Equipe de Atletismo de Piedade.
*Atendimento em Consultório e Home Care.
*Colunista do Jornal Terra, da Revista Outdoor Regional e da Revista Galeria Vip.
As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Um comentário:
Excelentes dicas!
Postar um comentário