quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Esportista e Atleta


 

Você sabe a diferença entre o esportista e o atleta?


Ambos são “praticantes de atividade física”, mas com objetivos diferentes. O esportista é aquela pessoa que realiza alguma atividade esportiva, como corrida, musculação, natação, esportes coletivos, sem caráter profissional. O atleta é o esportista que apresenta um nível profissional e atinge altos níveis de desempenho, tendo como foco a competição. Quem é esportista ou atleta já sabe como uma boa alimentação é importante para o rendimento. Mas não é só isso. Nutrição e atividade física têm uma importante relação. Através de uma nutrição adequada com ingestão equilibrada de todos os nutrientes pode-se melhorar a capacidade de rendimento do organismo, além de contribuir para redução da incidência de fatores de risco à saúde, tais como: aumento de peso corporal e de gordura localizada, elevadas taxas de colesterol, hipertensão, desgaste ósseo e das articulações. Os benefícios gerados com a inserção do esporte no cotidiano de uma pessoa são muitos, ocasionando modificação de aspectos físicos e sociais, como a socialização, aumento da autoestima, concentração elevada, diminuição do estresse e ansiedade, e melhora da coordenação motora.


Precisamos combinar a prática esportiva com uma boa alimentação, que é baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Deve ser colorida, variada e dividida em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para o bom desempenho durante a prática esportiva, como a contração muscular, respiração e oxigenação dos tecidos, estoque de nutrientes e combustível para executar as atividades.


É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento para promoção da saúde, o que reduz o risco de desenvolver doenças crônicas. E lembre-se, o exercício ideal é aquele que leva em consideração a individualidade, a rotina de cada um, a vontade, o prazer em fazer o exercício e a aptidão física.


Qual o melhor exercício?

 

Você sabe a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos? Os anaeróbios são aqueles com características de alta intensidade e curta duração, como por exemplo, a musculação. As adaptações ocorrem fundamentalmente nos próprios músculos e propiciam os chamados benefícios localizados.

 

Já os exercícios aeróbios são aqueles de baixa intensidade, moderados e de longa duração, como por exemplo: andar, pedalar, nadar, dançar etc. Nesse caso os benefícios são de natureza cardiorrespiratória e também a perda de peso.

 


É importante lembrar que antes de começar uma atividade física o ideal é procurar um médico e fazer um check up. Procure uma atividade que dê prazer para praticá-la com regularidade.

 

Dica: Comece a fazer caminhadas de 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pelas escadas, vá à padaria a pé, estacione o carro mais longe da entrada. Pequenas mudanças fazem toda a diferença para você se tornar uma pessoa mais ativa.

 

 As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Torralbo, D. Você sabe a diferença entre o esportista e o atleta?. Disponível em: www.energienutricao.com.br Acessado em: 18/02/2021.

Movimente-se para uma vida saudável. Meu Prato Saudável. Disponível em: www.meupratosaudavel.com.br Acessado em: 18/02/2021.

Nenhum comentário: