domingo, 29 de novembro de 2015

Chá Verde e suas Restrições




Além disso, já é bem estabelecido os benefícios do chá verde na prevenção ou no tratamento de diversas doenças, como diabete e doenças cardiovasculares.

O chá verde ficou popular no mundo fitness por seu potencial efeito na perda de peso devido à sua ação termogênica, que ajuda a melhorar o rendimento esportivo, aumentando a disposição e potencializando a queima de gordura corporal para obtenção de energia (por isso deve estar associado com exercícios físicos).

Pela presença de cafeína e outros componentes, como os taninos, o chá verde deve ser consumido longe das refeições para não atrapalhar a absorção de nutrientes. Pessoas que tenham pressão alta também devem evitar, pois a cafeína pode aumentar ainda mais a pressão sanguínea. Além disso, não deve ser consumido no final da tarde e à noite, pois a cafeína pode prejudicar a qualidade do sono e agravar a insônia. Também não é indicado para crianças, portadores de doenças cardiovasculares, gestantes ou pessoas que estejam amamentando. 

Para o preparo do chá verde, é importante que compre a planta seca (droga vegetal) de marcas confiáveis, pois elas utilizam a parte correta da planta. A técnica de preparo utilizada é a infusão, para isso, coloque 1 colher (sobremesa) da planta em uma xícara de vidro ou porcelana, adicione 150 ml de água pré fervente e abafe por 5 minutos. Após este processo, o chá poderá ser consumido quente, morno, frio ou gelado. Prefira consumir o chá em até 12 horas após o preparo.



Texto elaborado por: Carolina Favaron

Formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2010) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pela VP Consultoria Nutricional (2013). É nutricionista do departamento de conteúdo da Natue e realiza atendimentos em consultório particular.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.
Postar um comentário