terça-feira, 10 de novembro de 2015

Alimentos Antioxidantes Contra o Envelhecimento



A alimentação possui papel essencial na manutenção da saúde, assim como também pode exercer benefícios para a pele, ajudando na prevenção dos sinais do envelhecimento através de diversos efeitos, como ação fotoprotetora, preservação e estímulo das fibras de colágeno, entre outros.  

Alguns alimentos, por suas características antioxidantes, podem reduzir os danos que o excesso de radicais livres causa no DNA das células, provocando desequilíbrios funcionais e risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas, além de acelerar o envelhecimento cutâneo. 

Confira os alimentos aliados no combate ao envelhecimento:

Açaí: é fonte de antocianinas, pigmento responsável pela sua coloração roxa, além de outros antioxidantes, como a vitamina E. Os compostos fenólicos presentes na fruta também possuem ação anti-inflamatória, contribuindo para a prevenção de doenças degenerativas. 

Chocolate amargo: fonte de flavonoides, também possui importante ação antioxidante, além de ser benéfico para a saúde da pele, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação solar. 

Chá verde: é rico em catequinas, substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que ajudam na prevenção do envelhecimento celular por combater a ação dos radicais livres, além disso, pode ter efeito fotoprotetor. 

Alho: é um alimento funcional rico em antioxidantes e compostos bioativos. Além de ter ação antioxidante, também estimula o funcionamento hepático, favorecendo a detoxificação e eliminação de toxinas do organismo. 

Abacate: fonte rica em vitamina E, um potente antioxidante que participa da formação de colágeno, importante para a saúde e firmeza da pele.  


Esses alimentos devem estar inseridos em uma alimentação equilibrada e associados com a prática de exercícios físicos, que também são essenciais para a prevenção do envelhecimento precoce.

Texto elaborado por: Carolina Favaron

Formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2010) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pela VP Consultoria Nutricional (2013). É nutricionista do departamento de conteúdo da Natue e realiza atendimentos em consultório particular.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referências Bibliográficas:

CHEN, Z.; LIN, Z. Tea and human health: biomedical functions of tea active components and current issues. J Zhejiang Univ Sci B. 2015 Feb; 16(2): 87–102.

GUERRA, J.F.; MAGALHÃES, C.L.; COSTA, D.C.; et al. Dietary açaí modulates ROS production by neutrophils and gene expression of liver antioxidant enzymes in rats. J Clin Biochem Nutr; 49 (3): 188-94, 2011.

PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Funcional: dos princípios à prática clínica. São Paulo. Valeria Paschoal Editora Ltda, 2007.

Postar um comentário