quarta-feira, 27 de abril de 2016

Benefícios Nutricionais das Verduras



As verduras são os alimentos que comemos as folhas, flores, botões ou hastes. Podem ser chamas também de hortaliças.

Por serem muito sensíveis é necessário muito cuidado na hora da escolha da compra. Cuidar para que as folhas estejam integras e não tenha presença de insetos ou fungos.

Prefira sempre os vegetais crus, para que eles não percam suas propriedades, recomenda-se também ingeri-los com casca e cortá-los apenas no momento do consumo.

As verduras são ricas em fibras, vitaminas e minerais, auxiliando numa alimentação balanceada e prevenindo doenças.

Algumas Verduras mais comuns:

Alface: Rica em Vitamina A C e niacina, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Auxilia como calmante usado para o tratamento de insônia.

Agrião: Fonte de Vitamina C, ferro, iodo e betacaroteno. Atua diretamente no sistema digestivo e no sistema respiratório, auxilia no combate aos problemas ocasionados pelo tabaco.

Couve folha: Rico em cálcio, fósforo e ferro, minerais importantes na formação e manutenção dos ossos e dentes. Contém vitamina A, complexo B e fibras auxiliando na visão, pele e intestino respectivamente. Além de conter poucas calorias, em 100g apenas 27 calorias.


Escarola: Rica em Vitamina A, complexo B, Vitamina C, cálcio, ferro, potássio, magnésio, selênio e zinco. Rica em fibras e contém poucas calorias. Por conter muito antioxidante é excelente para o combate de doenças como o câncer e do envelhecimento precoce.

Chicória: Excelente fonte de Vitamina A, complexo B, C e D, potássio, betacaroteno e folato.

Rúcula: Alimento de baixo teor calórico. Rica em vitamina A, auxiliando no combate a contra os radicais livres. Rica em vitamina C, auxiliando na melhora da imunidade. Contém vitamina K, essencial na coagulação sanguínea e atua como anti-inflamatório.

Repolho: Rico em: vitaminas A, C, potássio, cálcio, e fósforo. O repolho ajuda a purificar o sangue, estimula a digestão, age contra o envelhecimento precoce, auxilia na queima de gordura, diabetes, colesterol, úlceras e cânceres.

Espinafre: Rico em Vitamina A, C, B1, B2, D e K, ferro, fósforo e cálcio. É rico em fibra, o que auxilia no funcionamento intestinal.

Vamos ter uma alimentação saudável e variada, protegendo nosso organismo de futuras doenças e mantendo o corpo em forma. Variar os tipos de frutas, legumes e verduras, além de respeitar o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis!

Texto elaborado por: Juliana Granzotto de Vargas- CRN2 10867

Nutricionista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em 2011. 

Pós-graduada em nutrição clínica personalizada pelo Instituto de Pesquisa Gestão em Saúde (IPGS) em 2013.

Atualmente trabalha com consultório focando na área clínica e esportiva. 

Realiza atendimento Home Care  e atua como Personal Diet.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

TACO - Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos




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