quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Semana do Peixe 2016



Uma alimentação saudável deve ser variada e colorida, e os pescados são uma excelente forma de incluir novos sabores no dia a dia.

Comer pescado frequentemente previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e a ansiedade, além de ativar a memória. Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, pintado, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem à saúde.

Vários tipos de pescado são fontes de ômega 3, que é encontrado principalmente em peixes como atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta. O ômega 3 auxilia na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, protegendo os sistemas cardiovascular e cerebral, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Tanto os peixes de rio como os de mar fazem bem à saúde.

Por isso, é importante estimular o consumo em todas as idades, até mesmo em crianças e adolescentes. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de pelo menos duas porções de peixe por semana.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda o consumo de peixe fresco em diversas preparações. Eles podem ser preparados assados, grelhados, ensopados (moqueca) ou cozidos. Podem, ainda, ser usados como ingredientes de pirão e saladas ou servir como recheio de tortas. Preparações culinárias de peixe com legumes como pimentão, tomate e cebola ou com frutas como banana e açaí são muito apreciadas.

Apesar de haver uma enorme costa marítima e inúmeros rios de grande porte no país, a oferta de peixes é muito pequena e os preços são relativamente altos em relação às carnes vermelhas e de aves. Assim como as carnes vermelhas e de aves, os peixes são ricos em proteína de alta qualidade e em muitas vitaminas e minerais. Pelo menor conteúdo de gorduras e, em particular, pela alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), os peixes, tanto quanto os legumes e verduras, são excelentes substitutos para as carnes vermelhas.

Se você vai ao mercado ou a feira para escolher peixes, saiba como escolher:

● Peixes frescos devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras róseas e olhos brilhantes e transparentes.

● Peixes congelados devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite adquirir aqueles que apresentam acúmulo de água ou gelo na embalagem, pois podem ter sido descongelados e congelados novamente.

● Peixes secos devem estar armazenados em local limpo, protegido de poeira e insetos. Ausência de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.




Peixe assado com molho de uva:

Rendimento: 900g
Porção: 1 filé com 2 colheres de sopa de molho (115g)
Nível de dificuldade: médio

Ingredientes Medida caseira

Peixe inteiro limpo. . . . . . . . . . . . . . . . 1 unidade pequena
Uva verde sem caroço. . . . . . . . . . . . . .1 cacho (8 colheres de sopa)
Açúcar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1/2 colher de sopa
Cebola. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 unidade pequena
Alho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 dentes
Alho-poró. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .5 colheres de sopa
Azeite. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 colher de sopa
Sal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 colher de sopa
Pimenta-do-reino. . . . . . . . . . . . . . . . .1 colher de chá
Caldo de vegetais. . . . . . . . . . . . . . . . .4 xícaras

Modo de preparo

● Preparar o caldo de vegetais com todos os ingredientes cortados. Cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo. Reservar.

● Molho: refogar a cebola picada, o alho picado e o alho poró picado no azeite, acrescentar o açúcar e o fundo de vegetais e deixar reduzir à metade.

● Acrescentar as uvas cortadas ao meio.

● Peixe: temperar o peixe com sal e pimenta e assar em forma untada envolta em papel laminado por 40 minutos.

● Servir o peixe com o molho.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Referência Bibliográfica:

Semana do Peixe incentiva hábitos mais saudáveis de alimentação. Ministério da Saúde. Disponível em: www.blog.saude.gov.br Acessado em: 26/08/2016.

Semana do Peixe: Livro de Receitas online disponibiliza dicas sobre o pescado para garantir mais sabor e saúde na alimentação. Ministério da Saúde. Disponível em: www.blog.saude.gov.br Acessado em: 13/09/2016.

Postar um comentário