terça-feira, 20 de outubro de 2020

6 Alimentos Funcionais Para Ter Uma Vida Mais Saudável

 


Para começar, é importante explicar que nenhuma dieta faz milagre e que o consumo deve ser regular para fazer efeitos. Uma alimentação equilibrada deve fazer parte da rotina.

Famosos por contribuírem para a prevenção de câncer e diabetes, os alimentos funcionais trazem diversos compostos como: isoflavonas, fibras solúveis e insolúveis, ácidos graxos e probióticos.

Conheça 6 alimentos funcionais que trazem benefícios ao organismo:

Peixes marinhos: ricos em Ômega 3, os peixes marinhos contribuem para a redução do colesterol e possuem ação anti-inflamatória. Além disso, são extremamente benéficos para as crianças. Sardinha, salmão, atum, anchova e arenque, por exemplo, são importantes também para a diminuição do risco de diabetes tipo 2 e na redução do colesterol.

Vinho: uma ótima forma de aproveitar os benefícios dos alimentos funcionais se consumido com moderação. O vinho tinto, assim como a uva roxa, mirtilo, cerejas, amoras e framboesas são ricos em catequinas, que estimulam o bom funcionamento do sistema imunológico, reduzem a incidência de alguns cânceres e podem reduzir o colesterol. Para quem não consome bebidas alcoólicas, o chá verde também é uma boa opção.

Soja: às vezes, reduzir o consumo de carne para garantir uma saúde melhor pode ser uma boa troca. As proteínas da soja e dos seus derivados reduzem o colesterol, além disso, ela é fonte de isoflavonas, que contribuem para uma melhora significativa em vários quadros como: ação estrogênica (reduz os sintomas da menopausa) e anticâncer, assim como estimula a atividade vasodilatadora e antioxidante. A soja também é fonte de proteínas de alto valor biológico, consideradas “proteínas completas”. Elas ajudam no ganho de massa muscular e são importantes para quem segue uma dieta vegetariana. 


Tomate: rico em licopeno, o tomate pode ajudar na ação antioxidante, no organismo pode ser um grande aliado dos homens na prevenção do câncer de próstata. Ele também traz o flavonoides, que têm atividade vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante.

Alho: queridinho de alguns e pavor de outros, o alho possui sulfetos alílicos, que reduzem o risco de câncer gástrico e também melhoram o sistema imunológico, além de reduzir o colesterol. O alho também é um grande aliado no controle da pressão arterial, por conta da alicina presente nele.

Hortaliças: sempre benéficas se consumidas de forma regrada e balanceada, hortaliças são ricas em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis ajudam no controle da glicemia e são importantes no tratamento da obesidade, já que proporcionam maior saciedade. Além disso, o risco de câncer de cólon diminui e há uma melhora o funcionamento intestinal.

No caso dos alimentos industrializados, é importante que você esteja atento aos compostos funcionais. No caso de mudança de dieta, é sempre importante o acompanhamento de um profissional de saúde ou nutricionista.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

 Conheça os 6 alimentos funcionais que vão deixar a sua vida mais saudável.. ProDiet Nutrição Clínica. Disponível em: www.prodiet.com.br Acessado em: 20/10/2020.

 

Nenhum comentário: