domingo, 25 de outubro de 2020

Banana da Terra, Maçã, Nanica, Ouro ou Prata?

 


A banana é daquelas frutas que não tem desculpa para não oferecer a seu filho: custa barato, tem variedade, está disponível nas feiras e supermercados o ano inteiro e ainda é superfácil de transportar e descascar.

Além dessas facilidades, a banana reúne muitos benefícios para a saúde. Entre eles, o que mais chama a atenção é a grande concentração de potássio, capaz de melhorar a saúde dos ossos, diminuir a liberação de cálcio na urina e ajudar na recuperação muscular, evitando, entre outros problemas, aquela cãimbra chatinha.

A banana é uma excelente fonte de energia, fibras e vitaminas do complexo B. Algumas variações possuem vitaminas dos tipos A e C, além de antioxidantes.

Da terra, maçã, nanica, ouro ou prata?

Neste momento, você deve estar se questionando: existem vários tipos de banana, mas todas elas têm os mesmos nutrientes? Apesar de serem parecidas na composição nutricional, cada tipo de banana tem sua particularidade.

A banana nanica, por exemplo, é a menos calórica: tem 92kcal, e é a que possui mais potássio, 376mg a cada 100g. A banana prata vem logo atrás, com 98kcal e 358mg de potássio a cada 100g, com o benefício de que é a opção que fornece mais cálcio e tem maior durabilidade se comparada com as outras frutas.

Já a banana da terra se diferencia das outras variações por entregar a maior quantidade de vitamina C, com 15,7mg, valor que supre as necessidades de uma criança com idade entre 1 e 2 anos e atende mais da necessidade de crianças de 3 a 8 anos. A banana nanica fica para trás nesse quesito, já que tem apenas 5,9mg de vitamina C.

Em termos de calorias, a banana maçã é a menos calórica, com 87kcal a cada 100g, mas é a variedade que possui a maior quantidade de proteínas, 1,8g, e também a maior quantidade de manganês, 0,6g (nutriente essencial envolvido na formação dos ossos e no metabolismo de aminoácidos, colesterol e carboidratos).

A banana ouro, bastante comum no Brasil, também é uma boa opção e oferece 112kcal, 1,5g de proteína e 335mg de potássio.

Como Oferecê-la à Criança

A banana pode ser oferecida à criança desde os 6 meses, a partir da introdução alimentar. Além da fruta in natura, você pode preparar vitaminas, bolinhos com ingredientes saudáveis, mingaus, salada de frutas, entre outras receitas que ficarão naturalmente docinhas por conta da fruta.

Outra ideia é preparar banana da terra grelhada na frigideira com óleo de coco e servir como acompanhamento durante as refeições. Grelhada na frigideira com canela transforma-se em uma sobremesa maravilhosa.

Melhores Combinações

A tarefa aqui é das mais fáceis, afinal, muitos alimentos combinam com banana, entre eles, aveia, mel (para crianças a partir de 2 anos de idade), leite, iogurte, ameixa, açaí, entre outros.

Safra

O ano todo dependendo de sua variação.

 

CRUMBLE DE BANANA (Indicado a partir de 2 anos)

 

Ingredientes:

● 4 bananas nanicas maduras;

● Mel a gosto;

● 1 xícara de chá de farinha de aveia;

● ½ xícara de chá de amêndoas picadinhas;

● Canela a gosto;

● Coco ralado a gosto.

 

Modo de Preparo:

Corte as bananas na transversal. Em uma travessa média, coloque as bananas uma do lado da outra. Passe um pouco de mel sobre elas. Acrescente a farinha de aveia sobre as bananas e finalize com as amêndoas picadas. Coloque a travessa no forno por 15 minutos a 200°C ou até dourarem por cima.

Obs: Caso não utilize mel, a indicação é a partir de 1 ano.

 


As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referências Bibliográficas:

 

Cominetti, C; Cozzolino, SMF. Manganês. In: Cozzolino, SMF. Biodisponibilidade de nutrientes. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2005.

 

De Vuono, T. 101 alimentos para seu filho comer antes de crescer. 1 ed. Bauru, São Paulo: Astral Cultural, 2019.

 

Nenhum comentário: