quinta-feira, 29 de outubro de 2020

17 Alimentos Que Ajudam Na Prevenção Ao Câncer De Mama

 


Manter hábitos alimentares saudáveis proporciona inúmeros benefícios durante toda a vida. Você sabia que essa rotina também está associada à prevenção de cânceres, dentre eles o de mama? O câncer de mama tem a segunda maior incidência em mulheres, com cerca de 56 mil novos casos no Brasil a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Já dados da Organização Mundial da Saúde – OMS mostram que até 80% dos casos estão relacionados ao estilo de vida das mulheres. Além dos exames periódicos, algumas mudanças de hábitos ajudam de forma significativa na prevenção do câncer de mama. É fato que existem riscos inerentes, como genética e histórico familiar. Mas, o que muitas mulheres não sabem é que uma dieta variada e saudável, com predominância de alimentos naturais, é essencial na manutenção do peso e na prevenção de doenças, além de outras medidas, como o consumo baixo ou zero de álcool e tabaco e a prática regular de atividades físicas.


Alimentos ultraprocessados, com predominância de aditivos químicos, como corantes, estabilizantes e exenobióticos, são impulsionadores de mudanças hormonais que podem desencadear o desenvolvimento de células malignas. Por isso, sempre que possível, é aconselhado trocar por opções mais saudáveis e orgânicos.

Confira alguns alimentos que não podem faltar na rotina e que são essenciais na prevenção do câncer de mama:


Framboesa e amora: as duas frutas contêm antocianinas, fitonutrientes com alto teor antioxidantes que retardam o crescimento de células pré-malignas.

Uva: a fruta possui grandes quantidade de flavonoides e resveratrol, poderosos antioxidantes, que auxiliam no retardo do crescimento de células malignas no corpo.

Romã: as catequinas presentes na fruta podem atuar na inibição de carcinógenos e no desenvolvimento dos tumores.



Melancia, morango e tomate: são ricos em licopeno, que ajuda a proteger as células do organismo contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico.
 
Cenoura, acerola, abóbora e manga: contêm grande quantidade de carotenoides, que combatem os radicais livres.


Brócolis, couve-flor e repolho: com alta presença de sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário, o brócolis é um forte aliado. Recomenda-se o consumo diário de, pelo menos, meia xícara de chá.



Soja: o grão e seus derivados, como o leite e o tofu, contêm fitoestrogênio, substância protetora contra o desenvolvimento de células cancerígenas.
 
Linhaça: o alimento é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Del Pino, B. Confira 17 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de mama. Nutrição em Pauta. Disponível em: www.nutricaoempauta.com.br Acessado em: 29/10/2020.

 

 

Nenhum comentário: