domingo, 18 de outubro de 2020

Linhaça

 


A semente de linhaça é uma oleaginosa e apresenta duas variedades mais conhecidas: a marrom e a dourada.

Além ser a maior fonte vegetal de ômega-3, a semente de linhaça também é rica em fibras solúveis e insolúveis e lignanas. Esta composição confere à linhaça as propriedades funcionais de atuar na regulação do sistema imunológico, ação anticancerígena e antioxidante, melhora do funcionamento digestivo, do controle da glicemia e da redução de problemas cardiovasculares.

A composição de aminoácidos encontrada na proteína da linhaça é similar ao da proteína de soja, que é vista como uma das mais nutritivas proteínas vegetais. O alimento também apresenta teor elevado em potássio, sendo cerca de sete vezes maior que o da banana. A vitamina E está presente na linhaça como alfa-tocoferol, atuando como um antioxidante biológico, além de outras vitaminas como A, B, D e K. A linhaça dourada apresenta índices de lignana superiores aos da linhaça marrom, pois na linhaça marrom a lignana apresenta-se endurecida e fundida na casca. Isto porque ela se adaptou ao clima mais quente, sendo seu processo de amadurecimento e sua formação estrutural diferentes: sua casca seria mais dura para permitir uma menor perda de água para o meio ambiente, o que provocaria uma menor biodisponibilidade de lignana. A linhaça dourada possui uma casca menos densa, o que favorece o aproveitamento da lignana que, além de anticancerígena, é potente antioxidante. A lignana é um fitoesteroide, semelhante ao estrógeno, por isso é importante para amenizar os efeitos da menopausa, quando caem os níveis de estrógeno e essa queda é associada aos seus sintomas. Além disso, por ser semelhante ao estrógeno, a lignana liga-se aos receptores de estrógeno protegendo contra o câncer de mama.

Na hora de comprar, dê preferência à semente de linhaça dourada. Em caso de intestino preso, também se pode usar o óleo de linhaça.

O armazenamento da semente deve ser feito em local fresco e seco. Prefira triturar imediatamente antes do consumo. No caso de armazenar já triturada, guarde em geladeira e ao abrigo de luz para evitar a oxidação das gorduras.

Valor Nutricional – Semente de linhaça

 

100g

Porção 1 colher de sopa (10g)

Calorias

400,0 kcal

40,0 kcal

Proteínas

20,0g

2,0g

Carboidratos

10,0g

1,0g

Gorduras

35,0g

3,5g

 

Texto elaborado por: Patrícia Bertolucci

 

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

 

Assessoria a Clubes e Empresas ligadas ao esporte ou com interesse em qualidade de vida.

 

Responsável pela empresa Patrícia Bertolucci Consultoria em Nutrição.

 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizadas única e exclusivamente, para seu conhecimento.

Nenhum comentário: