domingo, 15 de maio de 2016

Cúrcuma



A cúrcuma (Curcuma longa L.), também conhecida como açafrão da Índia e açafrão da terra, é um rizoma da família Zingiberaceae de origem asiática e muito utilizada como especiaria e corante. Seu pó, obtido a partir da raiz, tem como principal característica a coloração amarelo intenso, sendo aplicado em diversas preparações culinárias. 

O principal composto bioativo da cúrcuma é o pigmento fenólico curcumina, que lhe confere propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Ela também apresenta ação estimulante, expectorante, aromática e contribui para melhorar as funções digestivas e alterações neurológicas, sendo interessante para prevenção de doenças crônicas e autoimunes, distúrbios intestinais e problemas de pele, como a psoríase. 

Alguns estudos apontam que a suplementação com cúrcuma pode colaborar para melhorar o perfil lipídico ao aumentar o nível de colesterol HDL e diminuir o LDL, além dos triglicerídeos, principalmente em pessoas com síndrome metabólica.

No dia a dia, a cúrcuma pode ser consumida como tempero, como ingrediente de receitas e até mesmo batida em sucos e shakes. Também é possível encontrar o seu extrato seco como suplemento manipulado. Consulte o seu nutricionista e saiba qual é a melhor forma para você consumir a cúrcuma para obter todos os seus benefícios. 

Texto elaborado por: Carolina Favaron

Formada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (2010) e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, pela VP Consultoria Nutricional (2013). É nutricionista do departamento de conteúdo da Natue e realiza atendimentos em consultório particular. 

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.


Referências Bibliográficas:

Cecílio Filho, A.B. Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Cienc. Rural vol.30 no.1. Santa Maria: 2000.

Chandran, B., Goel, A. A Randomizes, Pilot Study to Assess the Efficacy and Safety of Curcumin in Patients with Active Rheumatoid Arthritis. Phytother Res. 2012 Mar 9

Yang YS1, Su YF, Yang HW, Lee YH, Chou JI, Ueng KC. Lipid-lowering effects of curcumin in patients with metabolic syndrome: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Phytother Res. 2014.
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