terça-feira, 10 de maio de 2016

Nutrição e as Unhas



É importante ressaltar que o estado nutricional reflete o equilíbrio entre a ingestão e a demanda (necessidade) de nutrientes de um indivíduo, diferentemente da Desnutrição que nada mais é do que uma Condição global que resulta em desequilíbrio entre as necessidades e a ingestão de nutrientes.

O Primeiro Passo...

O primeiro passo para ter unhas fortes é manter uma boa alimentação. Além do aspecto estético, o consumo adequado de vitaminas e minerais contribui para que o corpo desempenhe bem todas as suas funções.

Lembre-se...

As unhas devem ser rosadas, não podem ter lascas, marcas ou estarem esbranquiçadas e quebradiças. Isso é sinal de que alguma coisa no seu organismo não está funcionando bem. As unhas gostam de proteínas, como os cabelos. E de mais dois nutrientes, o enxofre, que você encontra em verduras escuras, repolho e sementes, e do potássio, encontrado na banana, na cenoura, no pepino, na salsa e em todas as sementes.

O silício deve ser consumido para ajudar na absorção do cálcio, para ajudar no fortalecimento de cabelos e unhas. O silício é encontrado no espinafre, cebola e alho. Use sem moderação a cebola e o alho no tempero. A cenoura também, de preferência crua. 

O zinco, presente nas sementes, nas castanhas, e as algas, é um mineral essencial para as unhas. Se você tem manchas brancas, você deve estar com deficiência de zinco e selênio.

Se você tiver unhas...

Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoleico;

Com manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro;

Amareladas: Alimentos indicados: castanha-do-Pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada, vegetais verde-escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes – possíveis causas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes. 


“As unhas são mesmo indicadores de carências nutricionais”?

A resposta é sim. Inclusive usamos como parâmetro para identificar deficiências nutricionais, desnutrições e disfunções relacionadas à nutrição no corpo. Ouvimos nos consultórios diariamente reclamações a respeito das unhas, ondulações, pontos brancos, quebradiças, fracas e o paciente nem imagina que isso pode ser devido a carência nutricional, que além desse desconforto estético, pode ajudar a desencadear outras enfermidades.

Culpa disso é a alimentação carregada de embutidos, de preparado fácil e rápido, fast-food”, alimentação monótona, entre outros fatores. Então se apresentar esses sinais, a dica é ter atenção à sua saúde e alimentação. 

É importante saber...

Incluir na alimentação pratos com cenoura, abóbora, mamão, beterraba, frutas cítricas como laranja e acerola, leite, nozes, peixe, frango e grãos ajudará a consumir micronutrientes importantes. 

Principais nutrientes que auxiliam para uma unha bonita e saudável

● Proteína, cálcio, magnésio, zinco, selênio, vitamina A, Complexo B, Ferro, Biotina, Ácido fólico e ômega 3.

● Queijos, iogurte, carnes, peixe, ovos, leite, leguminosas, folhas verdes escuras, castanha do Pará, oleaginosas, aveia, farelo de trigo, melado de cana, linhaça, frutas cítricas.





Texto elaborado por: Renata Boscaini David CRN2: 8369

Pós Graduada em Nutrição Clínica e Estética Ipgs;

Pós Graduada em Fitoterapia iPGS;

Membro Diretivo da Sociedade Brasileira de Nutrição Estética;

Atendimento Nutricional Consultório - Particular e Unimed;

Consultora Científico - Nutricional iPGS;

Consultora Escola Infantil;

Consultora em Marketing Nutricional;

Coordenadora de Grupos em Educação Alimentar;

Diretoria de Educação do Movimento Slow Food

As informações contidas neste blog, não devem ser substituídas por atendimento presencial aos profissionais da área de saúde, como médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e etc. e sim, utilizada única e exclusivamente, para seu conhecimento.






Postar um comentário